O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estação Ferroviária
  4. Suíça
  5. Dürig AG
  6. 2014
  7. Estação Zürich / Dürig AG

Estação Zürich / Dürig AG

Estação Zürich / Dürig AG
Estação Zürich / Dürig AG, © Ruedi Walti
© Ruedi Walti

© Ruedi Walti © Ruedi Walti © Ruedi Walti © Ruedi Walti + 37

  • Arquitetos

  • Localização

    Zurich Main Station, 8001 Zurique, Suiça
  • Equipe de Projeto

    Baumann Armin, Brantschen Armin, Breckner Irene, Buckingham Bruce, Cornuz Gilbert, Domagalski Joanna, Dürig Jean-Pierre, Dürr Judith, Fitzi Otto, Handte Sandra, Isler Dominik, Kaufmann Isabelle, Kempf Simon, Kimmig Bettina, Kitanishi Luiza, Labhart Katharina, Laue Sacha, Noe Tobias, Ramser Benedict, Simic Sandra, Trottmann Simone, Wengle Martin
  • Área

    95000.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Coordenação de Projeto, Engenharia civil

    ig zalo, Basler & Hofmann AG, Esslingen und Pöyry Infra AG, Zürich
  • Construção

    uas unternehmen für architektur und städtebau ag, Zürich
  • Gestão de Obra

    Caretta + Weidmann Baumanagement AG, Zuerich
  • Serviços e instalações prediais, proteção contra incêndio

    Amstein + Walthert AG, Zürich
  • Acústica

    BAKUS GmbH, Zürich
  • Abastecimento de água para proteção de incêndio

    IWAG Ingenieure AG, Zürich
  • Instalações de Infraestrutura

    hrwehrle, Schachen
  • Engenharia Férrea

    ig züriBT, Zürich
  • Cliente

    SBB CFF FFS Infrastruktur / Immobilien, Zürich
  • Orçamento

    CHF 660 Millions
  • Área do Terreno

    33560 m2
  • Mais informações Menos informações
© Ruedi Walti
© Ruedi Walti

Estração de Transporte Löwenstrasse

 

A nova estação subterrânea Löwenstrasse é a peça chave desta conexão férrea que atravessa a cidade. Com suas quatro linhas de trem e duas plataformas está situada abaixo das vias 4 à 9 da estação central. O limite leste da plataforma está alinhado sob o hall transversal da histórica estação central, por onde começa um túnel abaixo do Rio Limmat em direção à Oerlikon. À oeste, uma rampa conecta a linha à rede férrea existente sobre a passagem subterrânea Langstrasse, para então partir para as linhas ao longo do Vale de Limmat.

A disposição da estação Löwenstrasse segue a mesmo conceito da estação regional existente Museumstrasse. A principal diferença, no entanto, é que o nível da estação Löwenstrasse está equipado com duas plataformas centrais de 420 metros, o que as permite, após a conclusão de todas as fases de construção, acomodar mais composições de transportes interurbano. Sobre a plataforma, que está 16 metros abaixo do solo, está um novo pavimento comercial, apenas interrompido pelo Rio Sihl, que passa por baixo da estação principal. Três ligações cruzadas - a passagem Sihlquai ampliada, a nova passagem Gessnerallee e a extensão da passagem Löwenstrasse existente - criam rotas curtas de transferência e ligam a estação Löwenstrasse com outras áreas da estação principal e as áreas adjacentes da cidade.

Planta Baixa
Planta Baixa
© Ruedi Walti
© Ruedi Walti
Planta Baixa
Planta Baixa

Organização Espacial e Acesso

Acessos simples e bem organizados melhoram a orientação geral nas secções subterrâneas do complexo. Passagens e halls com grandes dimensões facilitam o fluxo livre de passageiros. Três pavimentos diferentes em suas funções - o nível das plataformas, o nível comercial e o histórico hall da estação subterrânea - estão rigorosamente separados em termos espaciais. Esta diferença também é expressa em sua materialização, criando locais facilmente identificáveis. 

© Ruedi Walti
© Ruedi Walti

Núcleos de Circulação Vertical

Os acessos verticais como as escadas, escadas rolantes e elevadores são formados como núcleos de estruturas sólidas contínuas que percorrem todos os pavimentos. Sua geometria corresponde aos entornos construídos existentes, formando volumes individuais que, em parte, também possuem funções estruturais, agindo como suporte extra para a estrutura existente na cobertura da estação férrea, por exemplo. O fato de que a posição das plataformas da nova plataforma subterrânea não puderam estar alinhadas para espelhar as plataformas do hall central acima, tornou necessário o desenvolvimento de uma solução especial para os acessos de passageiros emergindo da Estação Löwenstrasse, como shafts inclinados. Essas circulações inclinadas se destacam espacialmente, agindo como marcadores para as restrições geométricas do desenvolvimento de infraestrutura das últimas décadas.

Corte
Corte
© Ruedi Walti
© Ruedi Walti
Corte
Corte

Pavimento Comercial como Espaço de Circulação

O projeto dos espaços subterrâneos criam uma atmosfera distinta, amigável e clara. Superfícies leves, suaves e elegantes transformam o pavimento comercial em um moderno shopping center como um espaço de circulação. No processo, o mesmo conceito em relação aos materiais e iluminação foram aplicados em todas as passagens e demais halls de circulação. Ladeado pelo rigoroso conceito de iluminação, a simples e robusta materialização e esquema de cores nas fachadas das lojas, os espaços de paredes cegas, pisos e forros criam uma impressão neutra do espaço.

A arquitetura é altamente funcional e dispensa elementos decorativos. As vitrines das lojas, a publicidade, o sistema de sinalização e as próprias pessoas emprestam cor suficiente para os espaços. A arquitetura forma um cenário calmo à sinalização, os usos e publicidade. 

© Ruedi Walti
© Ruedi Walti

Pavimento das Plataformas como Salas de Espera

Como salas de espera da estação subterrânea Löwenstrasse, o complexo das duas plataformas, aliadas às galerias de instalações, criam ilhas de luz. Em contraste às paredes de túneis, as vias férreas e as coberturas sobre elas são mantidas escuras. A iluminação de base vêm da faixa de iluminação, acoplada respectivamente nas bordas externas de cada galeria de instalações. A temperatura quente das fontes de luz servem para acentuar esta impressão espacial centralizada.

© Ruedi Walti
© Ruedi Walti

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Estação Zürich / Dürig AG" [Zürich Main Station / Dürig AG] 30 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765830/estacao-zurich-durig-ag> ISSN 0719-8906