Estação Zürich / Dürig AG

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  • Arquitetos: Dürig AG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ruedi Walti
  • Equipe De Projeto: Baumann Armin, Brantschen Armin, Breckner Irene, Buckingham Bruce, Cornuz Gilbert, Domagalski Joanna, Dürig Jean-Pierre, Dürr Judith, Fitzi Otto, Handte Sandra, Isler Dominik, Kaufmann Isabelle, Kempf Simon, Kimmig Bettina, Kitanishi Luiza, Labhart Katharina, Laue Sacha, Noe Tobias, Ramser Benedict, Simic Sandra, Trottmann Simone, Wengle Martin
  • Coordenação De Projeto, Engenharia Civil: ig zalo, Basler & Hofmann AG, Esslingen und Pöyry Infra AG, Zürich
  • Construção: uas unternehmen für architektur und städtebau ag, Zürich
  • Serviços E Instalações Prediais, Proteção Contra Incêndio: Amstein + Walthert AG, Zurique
  • Acústica: BAKUS GmbH, Zurique
  • Quantity Survey: Caretta + Weidmann Baumanagement AG, Zuerich
  • Site Supervision: Caretta + Weidmann Baumanagement AG, Zuerich
  • Abastecimento De água Para Proteção De Incêndio: IWAG Ingenieure AG, Zurique
  • Instalações De Infraestrutura: hrwehrle, Schachen
  • Engenharia Férrea: ig züriBT, Zurique
  • Cliente: SBB CFF FFS Infrastruktur / Immobilien, Zurique
  • Orçamento: CHF 660 Millions
  • área Do Terreno: 33560 m²
  • Cidade: Zurique
  • País: Suíça
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© Ruedi Walti

Estração de Transporte Löwenstrasse

 

A nova estação subterrânea Löwenstrasse é a peça chave desta conexão férrea que atravessa a cidade. Com suas quatro linhas de trem e duas plataformas está situada abaixo das vias 4 à 9 da estação central. O limite leste da plataforma está alinhado sob o hall transversal da histórica estação central, por onde começa um túnel abaixo do Rio Limmat em direção à Oerlikon. À oeste, uma rampa conecta a linha à rede férrea existente sobre a passagem subterrânea Langstrasse, para então partir para as linhas ao longo do Vale de Limmat.

A disposição da estação Löwenstrasse segue a mesmo conceito da estação regional existente Museumstrasse. A principal diferença, no entanto, é que o nível da estação Löwenstrasse está equipado com duas plataformas centrais de 420 metros, o que as permite, após a conclusão de todas as fases de construção, acomodar mais composições de transportes interurbano. Sobre a plataforma, que está 16 metros abaixo do solo, está um novo pavimento comercial, apenas interrompido pelo Rio Sihl, que passa por baixo da estação principal. Três ligações cruzadas - a passagem Sihlquai ampliada, a nova passagem Gessnerallee e a extensão da passagem Löwenstrasse existente - criam rotas curtas de transferência e ligam a estação Löwenstrasse com outras áreas da estação principal e as áreas adjacentes da cidade.

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Planta Baixa
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Planta Baixa

Organização Espacial e Acesso

Acessos simples e bem organizados melhoram a orientação geral nas secções subterrâneas do complexo. Passagens e halls com grandes dimensões facilitam o fluxo livre de passageiros. Três pavimentos diferentes em suas funções - o nível das plataformas, o nível comercial e o histórico hall da estação subterrânea - estão rigorosamente separados em termos espaciais. Esta diferença também é expressa em sua materialização, criando locais facilmente identificáveis. 

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© Ruedi Walti

Núcleos de Circulação Vertical

Os acessos verticais como as escadas, escadas rolantes e elevadores são formados como núcleos de estruturas sólidas contínuas que percorrem todos os pavimentos. Sua geometria corresponde aos entornos construídos existentes, formando volumes individuais que, em parte, também possuem funções estruturais, agindo como suporte extra para a estrutura existente na cobertura da estação férrea, por exemplo. O fato de que a posição das plataformas da nova plataforma subterrânea não puderam estar alinhadas para espelhar as plataformas do hall central acima, tornou necessário o desenvolvimento de uma solução especial para os acessos de passageiros emergindo da Estação Löwenstrasse, como shafts inclinados. Essas circulações inclinadas se destacam espacialmente, agindo como marcadores para as restrições geométricas do desenvolvimento de infraestrutura das últimas décadas.

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Corte
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Corte

Pavimento Comercial como Espaço de Circulação

O projeto dos espaços subterrâneos criam uma atmosfera distinta, amigável e clara. Superfícies leves, suaves e elegantes transformam o pavimento comercial em um moderno shopping center como um espaço de circulação. No processo, o mesmo conceito em relação aos materiais e iluminação foram aplicados em todas as passagens e demais halls de circulação. Ladeado pelo rigoroso conceito de iluminação, a simples e robusta materialização e esquema de cores nas fachadas das lojas, os espaços de paredes cegas, pisos e forros criam uma impressão neutra do espaço.

A arquitetura é altamente funcional e dispensa elementos decorativos. As vitrines das lojas, a publicidade, o sistema de sinalização e as próprias pessoas emprestam cor suficiente para os espaços. A arquitetura forma um cenário calmo à sinalização, os usos e publicidade. 

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Pavimento das Plataformas como Salas de Espera

Como salas de espera da estação subterrânea Löwenstrasse, o complexo das duas plataformas, aliadas às galerias de instalações, criam ilhas de luz. Em contraste às paredes de túneis, as vias férreas e as coberturas sobre elas são mantidas escuras. A iluminação de base vêm da faixa de iluminação, acoplada respectivamente nas bordas externas de cada galeria de instalações. A temperatura quente das fontes de luz servem para acentuar esta impressão espacial centralizada.

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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Zurich Main Station, 8001 Zurique, Suíça

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Zürich / Dürig AG" [Zürich Main Station / Dürig AG] 30 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765830/estacao-zurich-durig-ag> ISSN 0719-8906

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