O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Chile
  5. Marsino Arquitectura
  6. 2012
  7. Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados

Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados

Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados
Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados, © Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

© Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo + 34

  • Arquitetos

  • Localização

    Las Palmeras, Ñuñoa, Região Metropolitana, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Jorge Marsino P., María Inés Buzzoni G., Diego Achurra Q.
  • Área

    17787.0 m²
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Encomenda | Vínculo

O projeto Aularios surge de um concurso público de Anteprojetos organizado pela Universidade do Chile, cujo objetivo foi elaborar o desenho de um protótipo de edifício de salas de aulas, que fosse capaz de resolver uma carência em infraestrutura educacional, que em sua repetição, permitiria organizar formalmente a heterogeneidade das edificações existentes no Campus Juan Gomez Millas, além de dar solução ao crescente aumento de alunos das diversas faculdades da universidade.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Propõe-se assim um modelo repetitivo; um artefato palíndromo, sem fundos, que consegue se relacionar de maneira harmônica com o entorno existente e se integra ao espaço público do Campus sem interromper os percursos existentes.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Contexto | Localização

Este módulo repetitivo, denominado aulario, está localizados em espaços intersticiais do Campus, gerando um circuito contínuo em um sistema transversal comum a todas as faculdades, integrando todas elas um novo espaço público.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento

Conceito | Desenvolvimento

Seguindo os critérios de acessibilidade universal e conectividade, as principais estratégias são voltadas para a integração dos espaço públicos das salas de aulas com o campus, através de uma circulação contínua e a conexão de diferentes níveis sem segregação. Desta maneira, o edifício estabelece uma dialética que em seu desenvolvimento longitudinal tem origem na disposição da planta nobre do Campus ao primeiro e segundo pavimento, permitindo a continuidade no sentido transversal em sua base, onde estão a cafeteria e um pátio coberto com áreas de estar para os alunos.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Projeto

Cada aulario conta com 14 salas de uso flexível, com capacidades de 45 a 120 alunos, que permitem disposições diferentes, como o uso concêntrico para o debate ou o linear tradicional para aulas expositivas. Além disso, em cada aulario existem duas salas de aula duplas, tipo auditório, que podem ser unidas ou separadas por um painel acústico móvel.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

A disposição interna das salas considera as superfícies reflexivas e absorventes em um desenho verificado com simulações digitais. 

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Material | Ambiente

O projeto, abordado na íntegra sob os conceitos de eficiência energética e sustentabilidade, conta com economia de água potável, ventilação e iluminação natural e recuperação de calor/frio nos estacionamentos subterrâneos, isolamento na envoltória do edifício e uma segunda pele que outorga um fator adequado de sombra nas fachadas e circulações.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Sistemas eficientes de controle centralizado para o acesso, ar condicionado, calefação, ventilação e iluminação foto-sensível, entre outros, contribuem a atingir as melhores condições de habitabilidade interna e externa para o desenvolvimento das atividades de graduação e pós-graduação do Campus.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Inovação | Ícone

O sentido do projeto e o enfoque na inovação proposta é a exploração da conectividade, obtendo um volume palíndromo, a expressão máxima da integração, já que desenvolve volumétrica e programaticamente da mesma forma em ambos os sentidos, alcançando além disso que a cobertura e fachada se integrem em uma envoltória contínua. 

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas de Aulas do Campus Juan Gomez Millas, Universidade do Chile / Marsino Arquitectos Asociados" [Aularios Campus Juan Gomez Millas Universidad de Chile / Marsino Arquitectura] 24 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765829/aularios-campus-juan-gomez-millas-universidad-de-chile-marsino-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.