O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Gonzalo Mardones V Arquitectos
  6. 2015
  7. Casas 10 e 10 + 10 / Gonzalo Mardones Viviani

Casas 10 e 10 + 10 / Gonzalo Mardones Viviani

Casas 10 e 10 + 10 / Gonzalo Mardones Viviani
Casas 10 e 10 + 10 / Gonzalo Mardones Viviani, © Nico Saieh
© Nico Saieh

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 54

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas casas estão localizadas em diferentes níveis em torno de um pomar protegido ao lado de uma ravina de árvores nativas na encosta noroeste do Cerro el Melón, uma área afetada por uma grave seca no norte da Região de Valparaíso. Uma das casas acomoda 10 pessoas e a outra 10 pessoas e 10 cavalos.

Implantação
Implantação

A casa 10 é colocada no alto, aproveitando a vista para o vale verde, enquanto a casa 10 + 10 está localizada na parte inferior, perpendicular à ravina, com vista para o vale e pastagens para cavalos.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

O termo "shakkei" na paisagem japonesa é entendido como a maneira de capturar a paisagem circundante. As casas 10 e 10 + 10 tentam capturar a natureza em todas as suas dimensões.

Ground Floor
Ground Floor

Ground Floor Elevation Elevation Elevation + 54

A Casa 10 é uma simples nave de pinus e colunas de aço pintado de preto, aberta para o norte (sol), através de uma fachada de vidro protegida por uma circulação de 3 metros de largura x 3 metros de altura. Além disso, sua fachada sul é composta por um longo muro de pinus negro que acolhe o saguão de acesso.

A casa é atravessada por uma sucessão de quatro pátios permitindo que a luz natural e ventilação entrem num grande salão que distribui para duas seções: dormitórios e sala de estar; este eixo aumenta a sua altura e cria um interior sinuoso que redesenha a silhueta da colina do outro lado do riacho e emoldura a vista para o vale. Aprisionando as colinas através de um grande pórtico a imensidão da natureza é exposta perante a casa, marcando a paisagem, pastagens e cavalos que habitam a colina em frente como uma pintura de Matias Pinto D'Aguiar dos anos 90.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 54

A Casa 10 + 10 é também de madeira, é dividida em duas áreas: uma para os indivíduos e outra para os cavalos. A área dos dormitórios é protegida do vento e tem vista para o riacho; a área equestre, pelo contrário, se abre para um corredor protegido do sol, mas de frente para o vento controlado, alcançando uma ventilação cruzada permanente necessária para as 10 estábulos, salas de fardos, e quarto das selas.

Section
Section

Ambas as casas foram construídas inteiramente em pinus com corredores exteriores estruturados em aço. Todas as medidas, interiores e exteriores, foram moduladas para se ajustarem a da tábua de madeira.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Ver a galeria completa

Cita: "Casas 10 e 10 + 10 / Gonzalo Mardones Viviani" [Houses 10 & 10 + 10 / Gonzalo Mardones V Arquitectos] 22 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765755/casas-10-e-10-plus-10-gonzalo-mardones-viviani> ISSN 0719-8906