Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 2 de 23Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 3 de 23Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 4 de 23Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 5 de 23Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Mais Imagens+ 18

  • Lead Architects: André Góis, Dina Castro, Hugo Ramos, Hugo Ferreira, Maria Rita Pais e Ricardo Sousa
  • Gestor Do Projeto: Andrew Stewart
  • Gestor De Empreitada: Alex Smallbone
  • Empreiteiro: Renascent
  • Cliente: Dr. Christopher Ho
  • Cidade: Chatswood
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 5 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa das mais emblemáticas ruas comerciais de Sidney, fomos convidados a desenhar uma clínica dentária.

O espaço preexistente e o programa solicitado pelo cliente colocaram-nos os principais desafios. Uma solução “estética” é muitas vezes confundida com “cosmética”, uma camada adicional a um desenho, mas nos nossos projetos, a estética é claramente uma resposta à resolução de um problema efetivo.

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 14 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Neste caso em particular, o cliente pediu duas recepções, com duas entradas que podem funcionar separadamente mas sem comprometer a noção de espaço e a sua relação com os utilizadores. Outro condicionamento era a existência de um grande pilar, que se impunha nesse mesmo espaço em todas as tentativas que fizemos de o integrar. A solução? Responder a estas questões e “magicamente” fazer desaparecer o pilar!

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 21 de 23
Planta Baixa

Para o conseguir criamos um elemento escultórico de madeira que serve de filtro entre as duas áreas de recepção. Este elemento tem uma dupla função: permitir parcialmente uma relação visual entre espaços, separando-os, e, simultaneamente, fazer com que o pilar de concreto “desapareça”! Constituído por lâminas de madeira suspensas, que começam com elementos estreitos e se alargam para “engolir” o pilar existente, este elemento foi uma resposta a uma premissa e tornou-se na  característica predominante, geradora de espaço, influenciando o teto e todos os outros elementos.

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 11 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

O público acede à clínica diretamente pela Rua Archer e é conduzido ao balcão de recepção e respectiva sala de espera. A área de espera divide-se em duas salas distintas: uma para Medicina Dentária Geral e outra para Implantologia.

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 23 de 23
Corte

O restante espaço da clínica desenvolve-se em torno de um corredor central que começa na área de recepção e liga todas as partes da clínica dentária, das as áreas de exames às de cirurgia, áreas de clientes e espaços técnicos.

A meio do corredor encontra-se um núcleo transparente, de vidro, que permite que a luz natural penetre o interior do espaço.

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 15 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

No outro extremo da clínica encontra-se a principal área de cirurgia onde têm lugar os mais avançados procedimentos de medicina oral. Referência nacional na área da saúde oral, o cliente Dr. Christopher Ho solicitou que este espaço fosse desenhado de forma a permitir que estes complexos procedimentos pudessem ser assistidos por colegas, partilhando assim experiência e conhecimento. Isto foi conseguido colocando uma sala de observação num nível mais elevado, com um grande envidraçado sobre a sala de cirurgia, a par da colocação de uma câmara que permite que outros cirurgiões assistam aos procedimentos num grande ecrã, recorrendo a close-ups.

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 12 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Este é um espaço onde se praticam procedimentos clínicos complexos mas tentamos desenhá-lo, por forma a comunicar este nível de sofisticação, deixando uma impressão positiva e memorável nos pacientes que o usam.

Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects - Imagem 6 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chatswood NSW 2067, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Care Implant Dentistry / Pedra Silva Architects" [Care Implant Dentistry / Pedra Silva Arquitectos] 21 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765627/care-implant-dentistry-pedra-silva-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.