O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Polônia
  5. WWAA
  6. 2013
  7. Centro de Cultura Sluzewski / WWAA + 307kilo

Centro de Cultura Sluzewski / WWAA + 307kilo

Centro de Cultura Sluzewski / WWAA + 307kilo
Centro de Cultura Sluzewski / WWAA + 307kilo, © Rafał Kłos
© Rafał Kłos

© Rafał Kłos © Rafał Kłos © Rafał Kłos © Rafał Kłos + 14

  • Colaboradores

    Marcin Mostafa, Natalia Paszkowska, Jan Sukiennik, Maciej Kleszczewski, Wojciech Piwowarczyk, Anna Zawadzka
  • Premiações

    Architecture Prize 2013 POLITYKA Weekly, 2015 European Prize Mies van der Rohe - nomination
  • Mais informações Menos informações
© Rafał Kłos
© Rafał Kłos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma final do Centro Cultural foi determinada por dois elementos. O primeiro diz respeito a situação e contexto urbano do objeto, já o segundo, sua função definida pelo programa. O centro de cultura existente também foi fonte de inspiração, aliado com a fazenda ecológica educativa e a casa de campo na Rua Tarniny. Todo o programa consiste em dois edifícios interligados, no entanto, podem funcionar separadamente. 

© Rafał Kłos
© Rafał Kłos

Os programas principais do projeto e a entrada estão no pavimento -1, que pode ser acessado a partir da praça de entrada por uma escadaria que serve como anfiteatro. Esse subsolo age como um palco durante as performances a céu aberto. Seus pisos e demais superfícies em madeira tem aparência bastante aconchegante e convidativa como um lugar para brincar e relaxar entre as diversas atividades. Ao mesmo tempo, pode facilmente ser desmontado para a manutenção do sistema de captação de água da chuva, localizado sob esta estrutura.

© Rafał Kłos
© Rafał Kłos

Ao adaptar esta forma tradicional de uma chácara, o projeto não apenas se inseriu profundamente na tradição e cultura do local, mas também demonstra respeito pelos limites das zonas funcionais urbanas e de certa maneira emprega um tipo de convenção iconográfica infantil. Devido ao posicionamento das funções principais no subsolo, o térreo foi tratado como um espaço aberto e público, onde foram construídas pequenas casas tradicionais em sua forma e materialidade. Estas casas são acessadas por este nível e cada uma delas possui uma função diferente, como um atelier de arte ou o clube de literatura.

Planta Baixa
Planta Baixa

Os grandes panos de vidro do edifício com vistas para o parque em um lado, a Rua Bach por outro, permitem que os pedestres que passam nas proximidades do Centro Cultural possam visualizar mesmo que rapidamente as atividades que acontecem nos interiores, sem obstruir as vistas do verde abundante do entorno. A disposição do edifício permitiu uma máxima conexão de seus interiores com o entorno. Assim, as premissas do Centro se tornaram um espaço público para a cidade, e o alcance de suas atividades ultrapassam suas fronteiras físicas.

© Rafał Kłos
© Rafał Kłos
Corte
Corte

Deste modo, a arquitetura do objeto é contida e simpática, através de estratégias contemporâneas, tenta conectar os elementos tradicionais de uma disposição urbana com materiais simples e e acabamentos naturais. Como um edifício sem grandes pretensões, inserido em meio ao verde, foi proposto como um pano de fundo que daria suporte para as atividades que aconteceriam ali. O projeto se baseia em assumir que a arquitetura de um objeto que cumpre este tipo de função possui um papel muito importante educacional e culturalmente, em moldar a consciência estética e ecológica, por exemplo.

© Rafał Kłos
© Rafał Kłos

Portanto, a decisão de introduzir uma pequena fazenda animal no meio do Centro, a proposta de empregar estratégias energéticas eólicas e solar como fontes alternativas e também a disposição do edifício em uma planta típica de fazenda pode ser interpretado como uma abordagem ética da arquitetura com respeito ao contexto local.

© Rafał Kłos
© Rafał Kłos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
WWAA
Escritório
307kilo
Escritório
Cita: "Centro de Cultura Sluzewski / WWAA + 307kilo" [Sluzewski Culture Centre / WWAA + 307kilo] 21 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765553/centro-de-cultura-sluzewski-wwaa-plus-307kilo> ISSN 0719-8906