O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Convocatória aberta para jovens arquitetos / LIGA 20: Geometrias Invisíveis

Convocatória aberta para jovens arquitetos / LIGA 20: Geometrias Invisíveis

  • 21:00 - 12 Abril, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Convocatória aberta para jovens arquitetos / LIGA 20: Geometrias Invisíveis
Convocatória aberta para jovens arquitetos / LIGA 20: Geometrias Invisíveis

LIGA, Espacio para Arquitectura e Arquine convocam os jovens arquitetos latino-americanos a desenhar uma instalação temporária em um local específico para a vigésima edição de exposições que se apresenta no espaço da LIGA na Cidade do México. Todos os detalhes da convocatória, a seguir.

GERAL

LIGA, Espacio para arquitectura, DF convoca os jovens arquitetos latino-americanos a fazer parte da sua programação anual de exposições como resultado da primeira convocatória aberta. Esta iniciativa tem sua origem no interesse da LIGA por pesquisar e promover a arquitetura emergente da América Latina. O vencedor do concurso será convidado a realizar a exposição LIGA 20.

O projeto da LIGA é uma iniciativa que surge a partir da colaboração entre o escritório de arquitetura PRODUCTORA, com Ruth Estévez (curadora e crítica de arte).

Desde sua fundação em 2011, este espaço de apenas 16 m² situado no centro da Cidade do México se tornou uma das principais vitrines da arquitetura emergente da América Latina, apresentando até então um programa de 17 exposições, diversos eventos e conferências. 

Esta programação serviu para promover o talento de jovens escritórios latino-americanos, criar laços de colaboração entre a comunidade local e internacional para a geração de novos conteúdos e a diversificação do panorama arquitetônico. Em 2014, LIGA publicou sua primeira monografia, memória dos três primeiros anos de trabalho.

BASES

A CONVOCATÓRIA ABERTA LIGA 20 é um concurso aberto e anônimo, cuja escolha será determinada por um juri de prestigiosos arquitetos e personalidade do mundo da arquitetura e da cultura local e internacional. As bases do concurso podem ser consultadas na página web

Temática da proposta

Os participantes deste concurso deverão apresentar uma proposta de intervenção para o espaço LIGA em relação ao tema: Geometrias Invisíveis.

A linha curatoria da LIGA enfatiza a arquitetura como uma prática reflexiva e uma disciplina onde convergem diferentes interesses, práticas e processos. Numerosas propostas apresentadas nos anos anteriores utilizaram a luz, de uma forma ou outra, como parte intangível da arquitetura; os processos conceituais por trás da prática dos arquitetos convidados têm sido frequentemente o eixo principal das intervenções.

Desde os espaços intersticiais na proposta de Adamo-Faiden, o frágil equilíbrio na instalação de Carla Juaçaba, a atmosfera no trabalho de Paisajes Emergentes, ou o tempo no trabalho de Frida Escobedo. Todos materializaram no pequeno espaço da LIGA características cruciais da arquitetura a partir de inovadoras e experimentais propostas. Estes processos contribuíram para questionar as formas tradicionais de expor a arquitetura. 

O tema Geometria Invisível é um ponto de referência para os concursantes. Entretanto, é sumamente importante que a proposta se apegue igualmente a filosofia de trabalho do participante e conecte-se com o projetos realizados até a data. Por último, se aconselha revisar com atenção as propostas realizadas anteriormente no espaço da LIGA para ampliar a diversidade de ideias.

Diretrizes gerais de desenho

  1. Não há nenhuma limitação em relação aos materiais, escala, propriedades físicas ou tecnologia. Existem certas condições relativas ao uso e a segurança da galeria que devem ser levadas em conta: estas serão explicadas detalhadamente nos documentos com plantas, cortes, fotografias e perguntas frequentes.
  2. A intervenção deverá ser desenhada para uma duração de 3 meses, a temporalidade dos materiais deverá considerar este lapso de tempo.
  3. O orçamento da intervenção, incluindo materiais e mão-de-obra não deverá ultrapassar os $2,500.00 USD. (Orçamento com o qual foram realizadas todas as exposições na LIGA).
  4. A proposta deverá respeitar fisicamente os limites do espaço de exposições. Ver o PDF com as plantas e imagens da LIGA.

ENTREGA

Material de entrega

A entrega consiste em um só PDF menor que 10 MB, contendo 2 pranchas (27.94 cm de altura x 43.18 cm de largura) com formato horizontal, estas pranchas deverão conter a seguinte informação:

1. Plantas e cortes do espaço da LIGA com a proposta incorporada (escala livre).
2. Visualizações, esquemas, croquis, colagem ou qualquer outra forma de representação - técnica livre - que ajude a expressar a ideia geral da proposta.
3. Um texto descritivo de no máximo 250 palavras sobre a instalação, o qual deverá explicar a forma de relacionar a proposta com a visão sobre a prática arquitetônica que o participante desenvolve.

Recomenda-se utilizar uma única imagem para a primeira prancha que comunique de maneira efetiva a proposta, as duas pranchas deverão incluir o código de usuário. Ficará automaticamente excluída toda a proposta que não cumpra com o requisito de anonimato. 

Não será aceito nenhum material adicional ou outros formatos. Unicamente serão avaliados os projetos que foram enviados por meio do sistema, dentro do prazo correspondente. 

O idioma oficial do concurso é espanhol. Serão aceitas também entregas em inglês para as equipes internacionais ou para candidatos de países latino-americanos onde se fala outro idioma (Brasil, Haiti, Curaçao, Aruba, Bonaire, Guiana, Guiana Francesa, Belize, Suriname, etc.)

Para facilitar o trabalho do juri, lamentavelmente não poderemos aceitar entregas em português ou outro idioma.

Direitos de propriedade intelectual

Os autores dos projetos postulados deverão guardar confidencialmente suas propostas até a data do resultado. Os candidatos conservarão a propriedade intelectual dos trabalhos apresentados.

Os projetos selecionados e o ganhador compartilharam com a LIGA e Arquine os direitos de exibição e publicação.

Data de entrega

As propostas para o concurso LIGA 20, devem estar dentro do sistema antes das 23.59 horas (horário da Cidade do México) do dia 13 de julho de 2015.

Não se aceitará nenhuma proposta que chegue depois do prazo estabelecido ou cujo código de usuário não coincida com um pagamento registrado na nossa conta do PayPal, Mercadopago o depósito.

CRONOGRAMA

  • Inicio das inscrições e registro antecipadas: 30 de março a 20 de abril de 2015 - $60 USD.
  • Inscrições tardias: 20 de abril a 6 de julho de 2015 – custo $80 USD
  • Data limite de entrega da proposta: 13 de julho de 2015
  • Anúncio do ganhador: 10 de agosto de 2015
  • Apresentação da proposta vencedora na LIGA: Novembro de 2015 (o dia será definido em mútuo acordo com o arquiteto ou equipe vencedora).

JURI

O processo de avaliação será feito em duas etapas: a primeira de maneira virtual onde será selecionados 5 finalistas e a segunda será de maneira presencial. O juri da segunda etapa se reunirá na Cidade do México para definir o ganhador.

1a RODADA DO JURI: PRE-SELEÇÃO

1. Jonathan Olivares (Designer Industrial, EUA)
2. Frida Escobedo (Arquiteta, MEX)
3. Marcelo Faiden (Arquiteto Adamo Faiden, ARG)
4. Iñaki Bonillas (Artista, MEX)
5. Marcelo Gualano (Arquiteto Gualano + Gualano, URU)
6. Andrés Jaque (Arquiteto Office for Political Innovation, ESP)
7. Miguel Mesa (Editor, COL)
8. Alvaro Puntoni (Arquiteto, BRA)
9. Mauricio Pezo (Arquiteto Pezo von Ellrichshausen, CHI)
10. Florencia Rodríguez (Revista PLOT, ARG).

2a RODADA DO JURI: DEFINIÇÃO DO VENCEDOR

O juri para esta etapa de avaliação na Cidade do México será constituído por:

1. Isaac Broid (Arquiteto, MEX)
2. Tatiana Bilbao (Arquiteto, MEX)
3. Mauricio Rocha (Arquiteto, MEX)

A equipe da LIGA participará como conselheiro nesta última avaliação, mas sem voz nem voto na tomada da decisão final.

Nota: O juri pode ser alterado sem aviso prévio.

PRÊMIOS

1° LUGAR

  • O arquiteto ou equipe vencedora será convidado a realizar uma exposição no espaço LIGA.
  • A produção da exposição terá como orçamento $2,500.00 USD (valor habitual com que trabalham os convidados da LIGA).
  • Uma passagem de avião de ida e volta da Cidade do México até seu lugar de procedência na América Latina.
  • 7 noite de estadia na Cidade do México para uma pessoa.
  • Será organizada uma conferência em um lugar emblemático da Cidade do México para que o ganhador apresente seu trabalho.
  • Será organizado um coquetel e inauguração para a apresentação da instalação.
  • Serão impressas 1000 cópias de um poster-folheto sobre o trabalho do arquiteto convidado.
  • A proposta vencedora será difundida na impressa local e internacional.
  • Será publicada na web e impressos dos nossos media partners (Arquine e Archdaily).

INSCRIÇÃO

Somente serão avaliadas as propostas que cumpriram satisfatoriamente com o processo de registro. Os valores de inscrição são de $60.00 USD na primeira etapa e de $80.00 USD na segunda etapa. O custo da tarifa é por equipe e não por participante.

Uma vez que o pagamento seja realizado, o concursante deverá enviar um e-mail com o comprovante do pagamento a convocatoriaabierta@liga-df.com.O e-mail deve conter toda a informação do concursante mencionada abaixo. Um e-mail resposta será enviado a cada participante que envie esta informação com um número de registro que ser utilizada para criar um nome de usuário e senha com a se acessará o sistema. As inscrições iniciam no dia 23 de março, através da  página oficial de LIGA.

A informação que deverá ser incluída no e-mail é:

  • Nome do titular/es
  • Colaboradores
  • Endereço de contato
  • E-mail
  • Telefone

Nota: Entendemos que para muitos possível candidatos este valor de participação é relevante, entretanto pedimos sua compreensão e apoio para LIGA, organização sem fins lucrativos. Participando deste concurso, apoiam esta iniciativa que promove a arquitetura emergente da América Latina.

Por favor direcionar suas perguntar no seguinte e-mail convocatoriaabierta@liga-df.com

Todas as perguntas serão respondidas até o dia 10 de julho através de uma nota no site da LIGA para apresentar toda a informação de maneira correta e equitativa a todos os participantes. É responsabilidade dos participantes conferir com frequência o site da LIGA para consultar possíveis atualizações.

  • Título

    Convocatoria Abierta | LIGA 20: Geometrías Invisibles
  • Sitio Web

  • Organizadores

  • Desde

    30 de Março de 2015, 08:00
  • Hasta

    13 de Julho de 2015, 23:00
  • Lugar

    LIGA, Espacio para la Arquitectura
  • Dirección

    Avenida Insurgentes Sur, Ciudad de México, DF, Mexico
Sobre este autor
Daniela Cruz
Autor
Cita: "Convocatória aberta para jovens arquitetos / LIGA 20: Geometrias Invisíveis " [Convocatoria abierta para jóvenes arquitectos / LIGA 20: Geometrías Invisibles] 12 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765216/convocatoria-aberta-para-jovens-arquitetos-liga-20-geometrias-invisiveis> ISSN 0719-8906