Vila Utopia / Gonçalo Byrne Arquitectos

Vila Utopia / Gonçalo Byrne Arquitectos  - Mais Imagens+ 23

Carnaxide, Portugal
  • Colaboradores: Telmo Cruz (coordenação), Joana Sarmento, Mariana Lucena, Rita Freitas, Miguel Pacheco, Rita Conde, Patrícia Caldeira, Sara Godinho, João Donas, João Gois, Eduardo Marvão, Roberto Sampaio, João Pedro Bicho, Mónica Mendonça, Nuno Pimenta, Joana Varela Correia
  • Fundações E Estruturas: CENOR, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng. António Rui Batista (coordenação), Eng. Filipe Feio (FTD)
  • Instalações Eléctricas E Telecomunicações: EACE - Eng. João Cristóvão (coordenação)
  • Instalações De Segurança: EACE - Eng. João Cristóvão (coordenação)
  • Sistemas De Climatização: EACE - Eng. João Cristóvão (coordenação)
  • Instalações De águas E Esgotos: CENOR, Projectos de Engenharia, Lda. - Eng. José Manuel da Silva Graça (coordenação)
  • Instalações De Gás: EACE - Eng. João Caramelo (coordenação)
  • Arquitetura Paisagista: F&C, Arquitectura Paisagista, Lda. - Arq. Filipa Cardoso de Meneses, Arq. Catarina Pacheco
  • Medições E Orçamento: Eng. Santos Moreira
  • Modelos Tridimensionais: G.B. Arquitectos
  • Datas: 2005 - 2012 (lote 32) / 2005 – em curso (lote 33)
  • Cidade: Carnaxide
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto dos Lotes 32 e 33 do loteamento do Parque de Santa Cruz em Carnaxide 

“Un patio”, Jorge Luis Borges
(In Fervor de Buenos Aires, 1923) 

Con la tarde
Se cansaron los dos o tres colores del patio.

Esta noche, la luna, el claro círculo,
No domina su espacio.
Patio, cielo encauzado.

El patio es el declive
Por el cual se derrama el cielo en la casa.

Serena,
La eternidad espera en la encrucijada de estrellas.

Grato es vivir en la amistad oscura
De un zaguán, de una parra y de un aljibe. 

© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto insere-se num conjunto de propostas desenvolvidas, de modo articulado, por diversos projetistas para o loteamento “Parque de Santa Cruz – Moradias Unifamiliares”, adjacente ao Parque de Santa Cruz, em Oeiras.

© Fernando Guerra | FG+SG

Desde o início que se procurou desenvolver, simultânea e complementarmente, dois temas principais: por um lado, a privacidade dos espaços de habitação e, por outro, a criação de espaços exteriores tão generosos quanto possível, protegidos do vento e da visibilidade do exterior.

© Fernando Guerra | FG+SG

Para obter a privacidade e proteção desejadas, criou-se um anel que envolve, ao nível do piso superior, todo o perímetro da casa, projetado para o exterior do polígono base de implantação até ao limite máximo possível, comprimindo os espaços de habitação num volume, com três pisos sobrepostos transparentes, que ocupa cerca de metade do polígono base de implantação, de modo a libertar o máximo espaço exterior possível dentro do anel e criar neste um pátio de dimensões generosas, para onde se voltam todos os espaços da casa.

© Fernando Guerra | FG+SG

Ao carácter relativamente hermético do exterior – uma membrana metálica de alumínio distendido, anodizado e polido, capaz de refletir as alterações de cor do céu e da vegetação e os tons da arborização - contrapõe-se um interior diáfano e transparente. Os espaços de “dia”, salas e cozinha, localizam-se no piso inferior, diretamente ligados ao grande pátio exterior. Uma vez que o anel envolve, apenas, o piso superior da casa, é possível às salas do piso inferior beneficiarem de uma dupla exposição solar, aproveitando a dimensão transversal do lote e a introdução de uma extensão e transparência horizontais.

© Fernando Guerra | FG+SG

Duas escadas simétricas, uma em cada extremidade da casa, definem, ainda que subliminarmente, uma hierarquia de uso, mais formal na circulação vertical, a Sul, e de serviço, a Norte. No piso superior, a distribuição é feita por um corredor, suficientemente, largo para acumular funções domésticas de apoio, como estudo, biblioteca, leitura, escrita, entre outras, tendo sido desenhado um tampo de mesa corrido ao longo do vão, que serve este espaço iluminado através do espaço intermédio criado pelo anel. Os quartos (e respectivas instalações sanitárias) voltam-se todos para o pátio, à excepção da instalação sanitária da suite principal que se volta para o espaço intermédio, anteriormente referido.

© Fernando Guerra | FG+SG

Existe, ainda, a possibilidade de ligar entre si todos os espaços deste piso, ou apenas parte deles, através de uma sequência de portas de correr junto ao alçado do pátio, que permite, igualmente, a transformação deste espaço em varanda e, dessa forma, estabelecer diversos cenários de privacidade e utilização dos espaços deste piso.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Utopia / Gonçalo Byrne Arquitectos " 06 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764946/vila-utopia-goncalo-byrne-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.