EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto

EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 2 de 32EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 3 de 32EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 4 de 32EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 5 de 32EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Mais Imagens+ 27

  • Gestão De Projeto: Carlos Ruiz Palomino
  • Colaborador: Roberto Soltero
  • Projeto Estrutural: Cero Motion - Juan Jesús Aguirre
  • Construção: GCX
  • Acabamentos: Alica
  • Instalações Hidráulicas: MMH Hidrosanitaria
  • Electrical: Incoesa
  • Cidade: Guadalajara
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 4 de 32
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da Colonia Americana, um projeto de cinco pavimentos é projetado inspirado nos edifícios industriais do período entre guerras. A fachada principal é um ritmo ortodoxo abstrato de espaços vazios e preenchidos que não seguem nenhuma ordem estrutural. Os vazios em si possuem uma segunda grade protetora com padronagens que evocam os gradios similares presentes em edifícios do entorno, como a Escuela Tapatía.

EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 9 de 32
© Jaime Navarro

No interior, um pátio interno organiza as partes conectoras do edifício. Esse espaço, protegido por paredes altas contém uma área de espera e é sombreado por uma grande árvore existente. Uma torre de concreto abriga o elevador e as escadarias completam a composição da fachada norte, que percorre toda a extensão das circulações criando diferentes áreas de descanso que agem como pontos focais.

EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 25 de 32
Planta Térreo

Os apartamentos são modulares e, em sua forma mais simples são estúdios, a partir de 60 m². As unidades podem ser mescladas horizontal e verticalmente. A estrutura do edifício é projetada para permitir a eliminação das paredes e partes estruturais dos apartamentos, o que permite grandes lofts e apartamentos duplex de pé direito duplo.

EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 2 de 32
© Jaime Navarro

A estrutura do edifício é feita de paredes de concreto com acabamento em tijolos, o que resulta no revestimento aparente de ambas as paredes internas e externas. Nos interiores, os apartamentos são organizados com um mínimo de divisórias em vidro, o que cria um contraste nítido com as paredes e o piso em madeira. Grandes mesas de madeira com tampos de mármore compõem as cozinhas. Os banheiros, por sua vez, estão por trás das divisórias de vidro e são resolvidos com elementos simples, como a tubulação aparente.

EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 10 de 32
© Jaime Navarro

No pavimento de cobertura, os apartamentos possuem um recuo em relação à fachada gerando uma grande circulação em seu perímetro, protegido pelo telhado de cobertura em balanço. Essas unidades particulares com fachadas norte e sul são organizadas através de um módulo central contendo os banheiros, cozinha e lavanderia.

EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto - Imagem 20 de 32
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guadalajara, JAL, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto" [EGL1916 / Alvaro Moragrega arquitecto] 06 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764779/egl1916-alvaro-moragrega-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.