Sede Falcon II / Rojkind Arquitectos + Gabriela Etchegaray

Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro
  • Arquitetos: Gabriela Etchegaray , Rojkind Arquitectos; Rojkind Arquitectos, Gabriela Etchegaray
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Panelite

Sede Falcon II / Rojkind Arquitectos + Gabriela Etchegaray - Mais Imagens+ 24

  • Mídia: Rosalba Rojas
  • Engenharia Estrutural: MONCAD BSI Consultores
  • Instalações: Taller 2M
  • Consultoria Paisagismo: Ambiente Arquitectos
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Rojkind, Gerardo Salinas, Gabriela Etchegaray
  • Equipe De Projeto: Barbara Trujillo, Gerardo Villanueva, Gerardo Reyes, Carlos Campos, Andrea León
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo o sucesso da inauguração da Sede Falcón I em 2003, o cliente mais uma vez chamou Rojkind Arquitectos para projetar sua expansão. Falcón, um fornecedor de equipamentos e instrumentos médicos superou seu espaço interno anterior e necessitava uma área de escritórios assim como uma área para showroom e instalações voltadas para os funcionários.

Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro

A Sede Falcon está no centro do tradicional bairro residencial de San Ángel, no sul da Cidade do México. Essa área histórica é conhecida por sua arquitetura colonial, jardins incríveis, edificações baixas e ruas de paralelepípedo.

Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro

Na Falcon I, o edifício principal de um complexo residencial foi completamente renovado e se tornou uma caixa de vidro amarela que flutua no jardim, com uma fachada vegetalizada e com vistas externas estratégicas. A nova expansão da Falcon II teve como conceito a extensão do jardim em si para que fosse complementar ao edifício principal e para que se preservasse suas vistas do verde; uma conexão visual entre o interior e exterior foi enfatizada.

Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro

O novo edifício foi posicionado diretamente por trás da caixa de vidro amarela da Falcon I, com a mesma metragem de uma antiga estrutura que foi demolida para dar espaço para um novo estacionamento subterrâneo e uma estrutura de dois pavimentos. Um grande desafio foi a proximidade com o edifício vizinho. Rojkind Arquitectos convidou Gabriela Etchegaray para trabalharem juntos neste projeto, e a equipe optou por uma simples caixa retangular e transparente para conter a expansão com muita luz natural e vistas desobstruídas do jardim. Uma simples parede de vidro foi equipada com uma camada de controladores de luz composta por brises horizontais e 510 vasos modulares arranjados em uma configuração linear que dão a sensação de que os jardins se estendem nas fachadas. Os vasos auxiliam também no resfriamento passivo do edifício. O jardim foi estrategicamente trazido para os interiores do retângulo de vidro através de átrios de pé-direito duplo que quase dão a sensação de se estar num 'loft'. As circulações verticais foram agrupadas nos fundos para preservar a sensação de transparência. 

Corte
Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro
Corte

Uma passarela conecta a cobertura do estacionamento da expansão com um novo refeitório para os funcionários posicionado sobre o edifício existente da Falcon I. Um extenso tratamento paisagístico dos jardins do térreo e uma nova entrada a partir da rua completam o projeto.

Cortesia de Rojkind Arquitectos, © Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Falcon II / Rojkind Arquitectos + Gabriela Etchegaray" [Falcon Headquarters 2 / Rojkind Arquitectos + Gabriela Etchegaray ] 19 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764098/sede-falcon-2-rojkind-arquitectos-plus-gabriela-etchegaray> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.