Ennead Architects é selecionado para projetar o Planetário de Xangai

O escritório Ennead Architects foi escolhido como vencedor de um concurso internacional para projetar o Planetário de Xangai. O projeto "celeste" pretende potencializar a capacidade do Shanghai Science and Technology Museum (SSTM), além de redefinir o distrito de Lingang quando estiver concluído em 2018.

"Tomando como inspiração alguns princípios astronômicos, nossa estratégia de projeto oferece uma plataforma para a experiência do movimento orbital, utilizando-o como referência metafórica e gerador da forma", comentou o Ennead Architects.

Ennead Architects é selecionado para projetar o Planetário de Xangai - Mais Imagens+ 10

Diagrama de Instrumentos . Imagem © Thomas Wong / Ennead Architects

"Três 'corpos celestes' compreendem a arquitetura: o Óculo, o Domo Invertido e a Esfera. Suspenso acima da entrada principal do Museu, o Óculo demonstra a passagem do tempo ao projetar um feixe de luz solar que se desloca sobre o piso. O Domo Invertido, que oferece uma experiência autêntica sob o céu diurno e noturno, se localiza acima do átrio central, em torno do qual todas as galerias estão arranjadas e através do qual passam todos os visitantes.

© Thomas Wong / Ennead Architects
© Thomas Wong / Ennead Architects

"Finalmente, a Esfera contém a tela curva do Planetário; um skyline contínuo em torno daquela permite a entrada da luz solar, marcando a passagem do tempo no Museu através de um anel luminoso que se forma ao meio dia do solstício de verão."

Planta do nível 1. Imagem © Thomas Wong / Ennead Architects
  • Concurso

    Shanghai Planetarium
  • Prêmio

    Primeiro lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    Lin Gang Da Dao, Pudong Xinqu,Xangai, China
  • Área

    38.000 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Thomas Wong / Ennead Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. "Ennead Architects é selecionado para projetar o Planetário de Xangai" [Ennead Tapped to Design Shanghai Planetarium] 19 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763993/ennead-architects-e-selecionado-para-projetar-o-planetario-de-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.