O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Portugal
  5. depA
  6. 2014
  7. Casa da Cultura de Pinhel / depA Architects

Casa da Cultura de Pinhel / depA Architects

Casa da Cultura de Pinhel / depA Architects
Casa da Cultura de Pinhel /  depA Architects, © José Campos
© José Campos

© José Campos © José Campos © José Campos © José Campos + 22

Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação da Casa da Cultura de Pinhel veio permitir a reabilitação do primeiro piso e pátio do antigo Paço Episcopal da cidade, um edifício do século XVIII que, ao longo dos tempos, principalmente no seu interior, foi alvo de inumeráveis modificações que o foram acomodando às suas também inumeráveis funções (Episcopado, Quartel Militar, Sede da Polícia, Escola, Residência de Estudantes). O Paço habituou-se a ser um edifício evolutivo e desfigurado. A proposta de projeto, partindo dessa premissa, quis ser mais um tempo dessa evolução mas, em sentido inverso, para trazer de volta a nobreza e a coerência que lhe fora sendo roubada especialmente ao longo dos século XX.

De forma crítica, pelo estado em que encontramos o interior do edifício, cruzando-se também com a necessidade de uma intervenção econômica e temporalmente viável, a demolição e a exploração espacial das texturas dessa demolição tornaram-se tema de projeto.

© José Campos
© José Campos

O projeto centrou-se, assim, no equilíbrio entre a permanência e recuperação dos seus traços originais mais bem guardados (a escadaria monumental e o tecto de gesso trabalhado) e uma grande operação de subtração, limpeza e extração de todos os elementos supérfluos que foram descaracterizando os interiores ao longo dos tempos. Finalmente, sobreposta a essa demolição, houve uma uniformização cromáticas através da pintura de todas as superfícies, assumindo-se as várias texturas e cicatrizes sem acabamento.

Todos os elementos novos (iluminação, infra-estruturas e reforços estruturais) foram, ao invés, assumidamente expostos e tratados como uma adição  e propositadamente regrados e uniformizados repondo uma necessária leitura de rigor.

Por fim, jogando ainda com a ideia de demolição e história do edifício, todo o mobiliário foi recuperado ou desenhado e construído a partir de elementos em madeira demolidos do edifício e também uniformizados pela cor dentro da coerência e estratégia de projeto.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
depA
Escritório
Cita: "Casa da Cultura de Pinhel / depA Architects" [Cultural House of Pinhel / depA Architects] 17 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763955/casa-da-cultura-de-pinhel-depa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.