O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Argentina
  5. MMCV
  6. 2012
  7. Salvador María del Carril 3816 / MMCV

Salvador María del Carril 3816 / MMCV

Salvador María del Carril 3816 / MMCV
© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden
  • Arquitetos

  • Localização

    Villa Devoto, Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos Responsáveis

    Sergio Mizraji, Jacquelin Cicchinelli
  • Área

    680.0 m²
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

© Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden © Daniela Mac Adden + 19

  • Diretor de Projetos

    Andrés Gagliardi
  • Chefe de Obra

    Patricia Barragan
  • Engenharia Estrutural

    José A. Zaldua
  • Construção

    KARPEL Hermanos S.R.L.
© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito para este edifício foi experimentar uma forma construtiva que pudesse ser transportada para outros projetos que o estúdio poderia realizar no futuro, sofrendo adaptações mas sem ser repetitivo. Assim foi o tom da forma de execução, as terminações e o desenvolvimento de um sistema, trabalhando sobre ideias abstratas e gerais como a geração de elementos em concreto para resolver a fachada.

Planta Baixa Térreo
Planta Baixa Térreo

Com uma resposta que foge ao tradicional para o lote retangular e de esquina, o edifício se afasta das duas linhas de fachada com maior profundidade no lado menor do que no lado maior do retângulo.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Esta é uma 'obra embrionária' em relação à prova e experimentação de uma técnica que logo daria lugar à uma forma de trabalho, como a adoção de uma altura geral de 2,6 m e um contrapiso de 0,40 m onde se concentram todas as instalações e o teto contínuo. Aqui começa a desenvolver-se a utilização de marcenaria interna e externa, do piso ao teto, evitando os vãos, e a resolução da estrutura de concreto como um material da obra, tanto no sentido clássico de sua textura, como em ser um elemento definidor. Ele também permite a conformação de uma planta baixa livre a partir de uma planta de transição, com vigas de 0,60 m de altura, que possibilitam variar a disposição e secção das colunas na base e o desenvolvimento do edifício.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Esta ideia de uma planta baixa livre "extrema" com colunas circulares - onde todo o teto está no mesmo nível e as luminárias foram incorporadas também nos corrimãos foram o ponto de partida para novos projetos que evoluíram a partir deste modelo.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

A planta térrea contém o acesso, uma sala técnica, um elevador, e a área de serviço do apartamento do primeiro pavimento. A garagem possui diferença de altura, devido à modulação dos apartamentos, absorve a planta de transição que neste edifício também se adaptam para poder obter as proporções que se buscava na fachada.

Corte
Corte

No primeiro pavimento, há um apartamento em toda a planta, onde os ambientes principais se abrem em direção à frente e os serviços aos fundos. Acima estão as unidades duplex, espelhadas, que no nível inferior têm espaços mais públicos com a sala de estar/jantar com pé direito duplo e na parte superior as áreas mais privadas, com um pátio interno em cada unidade, que uma das proprietárias escolheu fechar para área de spa. No último pavimento, as unidades em duplex possuem um terraço dividido por uma parede de pedra com uma jacuzzi.

© Daniela Mac Adden
© Daniela Mac Adden

Esta obra é o ponto de partida onde começam a serem aplicados resoluções construtivas que logo vão formar parte da técnica e da forma de trabalhar do estúdio. 

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Salvador María del Carril 3816 / MMCV" [Salvador María del Carril 3816 / MMCV] 16 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763538/salvador-maria-del-carril-3816-mmcv> ISSN 0719-8906