Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ

Habitações de interesse social construídas como módulos que podem crescer. Prédios com escadas externas que servem não só aos seus moradores, mas a toda a comunidade. Propostas que os arquitetos Luiz Carlos Toledo, Verônica Natividade e Petar Vrcibradic apresentam no livro "Repensando as Habitações de Interesse Social", que será lançado no próximo dia 12, quinta-feira, na sede do IAB-RJ.

Autor do projeto de urbanização da Rocinha, realizado entre 2005 e 2007, Toledo passou dois anos trabalhando num escritório montado dentro da comunidade, que mantinha as portas abertas para ouvir os moradores. Foi desse trabalho e dessa convivência que saíram ideias como a do "puxadinho controlado". A ideia é que um mesmo prédio tenha de estúdios de 22 m² a apartamentos de 85 m², com quatro quartos, para atender às necessidades de famílias com diferentes composições.

"Não entendo esses apartamentos tão apertados que não dá para colocar nem uma geladeira, nem uma máquina de lavar. Então, resolvi estudar alternativas para essas habitações de interesse social. E sugerimos apartamentos de um a quatro quartos. Mas, a Caixa Econômica Federal não aceita esse tipo de proposta porque foge às suas regras", explica Toledo.

Outra ideia inovadora da proposta feita pelos arquitetos no livro é a construção de escadas externas para que sirvam não só a seus moradores, mas sejam compartilhadas por toda a comunidade. "Com isso aquele prédio deixa de ser um investimento apenas arquitetônico, mas urbanístico. Porque o prédio se torna um elemento de urbanização da favela", diz Toledo.

Sobre os autores

Luiz Carlos Toledo 
Graduado em Arquitetura pela UFRJ, mestre e doutor pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura hospitalar, urbanismo, processo projetual e humanização

Petar Vrcibradic 
Arquiteto, trabalhou um ano no Escritório Morphosis, do arquiteto Thom Mayne, e no escritório de Frank Gehry durante três anos. Realizou mestrado na Faculdade de Arquitetura de Columbia em 2004/2005.

Verônica Natividade 
Fez o mestrado em arquitetura na USP em 2007/2010, leciona na PUC-Rio e tem participado de vários projetos de urbanização de favelas.

  • Título

    Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social"
  • Website

  • Organizadores

  • De

    12 de Março de 2015 06:00 PM
  • Até

    12 de Março de 2015 08:00 PM
  • Onde

    IAB-RJ
  • Endereço

    Beco do Pinheiro, 10 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22220-050, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ" 10 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763457/lancamento-do-livro-repensando-as-habitacoes-de-interesse-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.