O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ

Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ

  • 14:00 - 10 Março, 2015
Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ
Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ

Habitações de interesse social construídas como módulos que podem crescer. Prédios com escadas externas que servem não só aos seus moradores, mas a toda a comunidade. Propostas que os arquitetos Luiz Carlos Toledo, Verônica Natividade e Petar Vrcibradic apresentam no livro "Repensando as Habitações de Interesse Social", que será lançado no próximo dia 12, quinta-feira, na sede do IAB-RJ.

Autor do projeto de urbanização da Rocinha, realizado entre 2005 e 2007, Toledo passou dois anos trabalhando num escritório montado dentro da comunidade, que mantinha as portas abertas para ouvir os moradores. Foi desse trabalho e dessa convivência que saíram ideias como a do "puxadinho controlado". A ideia é que um mesmo prédio tenha de estúdios de 22 m² a apartamentos de 85 m², com quatro quartos, para atender às necessidades de famílias com diferentes composições.

"Não entendo esses apartamentos tão apertados que não dá para colocar nem uma geladeira, nem uma máquina de lavar. Então, resolvi estudar alternativas para essas habitações de interesse social. E sugerimos apartamentos de um a quatro quartos. Mas, a Caixa Econômica Federal não aceita esse tipo de proposta porque foge às suas regras", explica Toledo.

Outra ideia inovadora da proposta feita pelos arquitetos no livro é a construção de escadas externas para que sirvam não só a seus moradores, mas sejam compartilhadas por toda a comunidade. "Com isso aquele prédio deixa de ser um investimento apenas arquitetônico, mas urbanístico. Porque o prédio se torna um elemento de urbanização da favela", diz Toledo.

Sobre os autores

Luiz Carlos Toledo 
Graduado em Arquitetura pela UFRJ, mestre e doutor pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura hospitalar, urbanismo, processo projetual e humanização

Petar Vrcibradic 
Arquiteto, trabalhou um ano no Escritório Morphosis, do arquiteto Thom Mayne, e no escritório de Frank Gehry durante três anos. Realizou mestrado na Faculdade de Arquitetura de Columbia em 2004/2005.

Verônica Natividade 
Fez o mestrado em arquitetura na USP em 2007/2010, leciona na PUC-Rio e tem participado de vários projetos de urbanização de favelas.

  • Título

    Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social"
  • Website

  • Organizadores

  • De

    12 de Março de 2015, 18:00
  • Até

    12 de Março de 2015, 20:00
  • Onde

    IAB-RJ
  • Endereço

    Beco do Pinheiro, 10 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22220-050, Brasil
Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Lançamento do livro "Repensando as Habitações de Interesse Social" no IAB-RJ" 10 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763457/lancamento-do-livro-repensando-as-habitacoes-de-interesse-social> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.