Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi

Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi - Mais Imagens+ 24

  • Colaboradores: SZABO Andrea Katalin, Dan DAMIAN, Alexandru MALAESCU, Iulia FRATILA
  • Gestão De Projeto: DREES & SOMMER s.r.l. / BMC s.r.l.
  • Estrutura: H.I. STRUCT s.r.l.
  • Ivestidor: s.c. MODATIM INVESTMENT s.a.
  • Autor: Vlad GAIVORONSCHI
  • Co Autor: Dan M. MUNTEANU
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
© Ovidiu MICSA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Timisoara é uma cidade de aproximadamente 320 000 habitantes, “uma porta" da Romênia para a Europa Ocidental e uma típica estrutura urbana da Europa Central. Também é uma cidade bastante rica em aspectos multiculturais e multiétnicos; podemos nos referir à sua tradição como um centro de vanguarda nas artes e também na tecnologia. Todo o centro histórico está passando por um processo de restauro, modernização e regeneração do espaço público; alguns projetos estão em curso, outros acabam de ser inaugurados. 

© Ovidiu MICSA

Os edifícios de escritórios inaugurados até agora representam as quatro primeiras fases de um complexo de cinco edifícios, galeria principal, átrios, entre outros que vão substituir pouco a pouco o edifício da antiga indústria têxtil, em um terreno de 1,482 hectares. O projeto inteiro é um desenvolvimento especulativo. O segundo edifício é gêmeo do primeiro e juntos conformam a parte leste do conjunto. Os outros edifícios restantes estão prestes a ser inaugurados e irão finalizar esta "pequena cidade" modular.

© Ovidiu MICSA

Como primeiros passos, estes foram importantes experiências para nós, arquitetos e construtores; cada edifício foi erguido em um terreno de 2.200 m, uma vez que o terreno original foi dividido em cinco. Peças de um futuro conjunto coerente, os dois primeiros edifícios gêmeos são caracterizados por regras comuns à todo o conjunto: sobreposição das diferentes camadas funcionais, um subsolo com garagem e instalações técnicas, o térreo e mezanino dedicados ao comércio e serviços, os cinco primeiros pavimentos e coberturas para escritórios classe A.

© Ovidiu MICSA

Juntos, os edifícios definem uma porta de entrada para a praça do City Business Centre, com uma galeria de pedestres. O terceiro edifício compõe junto com estes um grande conjunto que funciona em escalas diferentes, há a ambiguidade entre a regra de soma e repetição das partes autônomas e a regra do grande edifício segmentado em partes: uma equilibrada escala urbana de todo o conjunto foi um dos escopos do projeto.

© Ovidiu MICSA

Uma padronagem em camadas caracteriza os volumes de cada edifício: os mezaninos definem um componente horizontal dominante integrando com o todo, os terraços verdes sobre eles se tornam um térreo 'privado' para cada edifício, além dos terraços e decks no pavimento de cobertura que se tornam uma terceira área de estar. Vidro, azulejos, mármore, andesito cinza e madeira são alguns dos materiais externos. 

Croqui

As duas camadas da fachada permitem o surgimento de galerias, e criam um espaço transparente de transição de fácil manutenção. Estas galerias, aliadas ao mezanino horizontal também definem um padrão rítmico do revestimento cerâmico, elemento tradicional desta região. A iluminação indireta e artificial das lamelas de vidro criam diferentes cenários coordenados pelos sistemas BMS e geram a camada de pulsação dinâmica.

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi" [City Buisness Centre / Andreescu & Gaivoronschi] 18 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763120/city-business-centre-andreescu-and-gaivoronschi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.