O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Romênia
  5. Andreescu & Gaivoronschi
  6. Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi

Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi

Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi
Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi, © Ovidiu MICSA
© Ovidiu MICSA

© Ovidiu MICSA © Ovidiu MICSA © Ovidiu MICSA © Ovidiu MICSA + 29

  • Colaboradores

    SZABO Andrea Katalin, Dan DAMIAN, Alexandru MALAESCU, Iulia FRATILA
  • Gestão de Projeto

    DREES & SOMMER s.r.l. / BMC s.r.l.
  • Estrutura

    H.I. STRUCT s.r.l.
  • Ivestidor

    s.c. MODATIM INVESTMENT s.a.
  • Mais informações Menos informações
© Ovidiu MICSA
© Ovidiu MICSA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Timisoara é uma cidade de aproximadamente 320 000 habitantes, “uma porta" da Romênia para a Europa Ocidental e uma típica estrutura urbana da Europa Central. Também é uma cidade bastante rica em aspectos multiculturais e multiétnicos; podemos nos referir à sua tradição como um centro de vanguarda nas artes e também na tecnologia. Todo o centro histórico está passando por um processo de restauro, modernização e regeneração do espaço público; alguns projetos estão em curso, outros acabam de ser inaugurados. 

© Ovidiu MICSA
© Ovidiu MICSA

Os edifícios de escritórios inaugurados até agora representam as quatro primeiras fases de um complexo de cinco edifícios, galeria principal, átrios, entre outros que vão substituir pouco a pouco o edifício da antiga indústria têxtil, em um terreno de 1,482 hectares. O projeto inteiro é um desenvolvimento especulativo. O segundo edifício é gêmeo do primeiro e juntos conformam a parte leste do conjunto. Os outros edifícios restantes estão prestes a ser inaugurados e irão finalizar esta "pequena cidade" modular.

© Ovidiu MICSA
© Ovidiu MICSA

Como primeiros passos, estes foram importantes experiências para nós, arquitetos e construtores; cada edifício foi erguido em um terreno de 2.200 m, uma vez que o terreno original foi dividido em cinco. Peças de um futuro conjunto coerente, os dois primeiros edifícios gêmeos são caracterizados por regras comuns à todo o conjunto: sobreposição das diferentes camadas funcionais, um subsolo com garagem e instalações técnicas, o térreo e mezanino dedicados ao comércio e serviços, os cinco primeiros pavimentos e coberturas para escritórios classe A.

© Ovidiu MICSA
© Ovidiu MICSA

Juntos, os edifícios definem uma porta de entrada para a praça do City Business Centre, com uma galeria de pedestres. O terceiro edifício compõe junto com estes um grande conjunto que funciona em escalas diferentes, há a ambiguidade entre a regra de soma e repetição das partes autônomas e a regra do grande edifício segmentado em partes: uma equilibrada escala urbana de todo o conjunto foi um dos escopos do projeto.

© Ovidiu MICSA
© Ovidiu MICSA

Uma padronagem em camadas caracteriza os volumes de cada edifício: os mezaninos definem um componente horizontal dominante integrando com o todo, os terraços verdes sobre eles se tornam um térreo 'privado' para cada edifício, além dos terraços e decks no pavimento de cobertura que se tornam uma terceira área de estar. Vidro, azulejos, mármore, andesito cinza e madeira são alguns dos materiais externos. 

Croqui
Croqui

As duas camadas da fachada permitem o surgimento de galerias, e criam um espaço transparente de transição de fácil manutenção. Estas galerias, aliadas ao mezanino horizontal também definem um padrão rítmico do revestimento cerâmico, elemento tradicional desta região. A iluminação indireta e artificial das lamelas de vidro criam diferentes cenários coordenados pelos sistemas BMS e geram a camada de pulsação dinâmica.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Andreescu & Gaivoronschi
Escritório
Cita: "Centro de Negócios da Cidade / Andreescu & Gaivoronschi" [City Buisness Centre / Andreescu & Gaivoronschi] 18 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763120/city-business-centre-andreescu-and-gaivoronschi> ISSN 0719-8906