
O escritório SO-IL, em colaboração com o FREAKS freearchitects, foi anunciado como vencedor do concurso para reinventar a histórica Site Verrier na França. Localizado no Parque Natural Vosges, o plano de modernização aborda três elementos no passado industrial da região e proporciona um espaço dinâmico para interação cultural e exploração histórica da fábrica de vidros Site Verrier.

O local mantem três identidades distintas: um museu do vidro; o CIAV, que abriga um centro de artes; e o Cadhame, que apresenta um espaço para instalações artísticas e encontros públicos. O novo projeto busca criar uma conexão e linguagem coesa entre essas identidades independentes e manter um espaço público central para interações espontâneas.

Utilizando a "tapeçaria" existente como diretriz, todas as novas funções respeitam o terreno, ocupando os meandros desses três elementos. Os programas que serão acrescentados consistem em áreas de armazenamento, escritórios, espaços de oficina, um café, um restaurante e um teatro com capacidade para 500 pessoas.

Refletindo sobre a atualização da Site Verrier, Ilias Papageorgiou, do SO – IL, comentou: "O projeto se inspira no processo transformativo da produção do vidro; uma reinvenção do terreno em uma nova forma nascida de sua história e voltada para o futuro. Nesse novo centro multidisciplinar os visitantes experienciarão eventos de arte contemporânea e entrarão em contato com a rica história do local."
-
Competição
Glass Art Center Competition -
Prêmio
Primeiro Lugar -
Projeto
Site Verrier -
Arquitetos
-
Localização
Site Verrier -
Equipe de projeto
Florian Idenburg, Jing Liu, Ilias Papageorgiou, Lucie Rebeyrol, Seunghyun Kang, Antoine Vacheron, Pietro Pagliaro, Max Hart Nibbrig, Danny Duong -
Colaboração
-
Engenharia estrutural
MHI -
Cenografia
-
Orçamento
MDETC -
Acústica
PEUTZ -
Cliente
Communauté de communes du Pays de Bitche -
Área
5000.0 m² -
Ano do projeto
2015