Linha M4 do Metrô de Budapeste - Estação Kálvin tér / PALATIUM Studio

Linha M4 do Metrô de Budapeste - Estação Kálvin tér / PALATIUM Studio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: PALATIUM Studio; PALATIUM Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamás Bujnovszky
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lamp Lighting
  • Design: Kati Fábry, Andrea Hegedűs, László Román
  • Engenharia: FŐMTERV-UVATERV-Mott MacDonalds
  • Arquitetos Responsáveis: Zoltán Erő, Balázs Csapó, Dóra Brückner, Zsolt Kosztolányi, Máté Antal
  • Cidade: Budapeste
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A linha M4 do metrô de Budapeste é o maior projeto de infraestrutura da cidade nas últimas décadas. Tendo em mente que a qualidade das áreas de transportes públicos são uma parte essencial do ambiente da vida urbana, o cliente escolheu os arquitetos e coletou ideias para o projeto através de um concurso nacional em 2004.

© Tamás Bujnovszky

O vencedor, PALATIUM Studio, criou uma rede de pequenas firmas para cooperar com as grandes empresas de engenharia. Nessa rede, nosso estúdio teve um papel fundamental na definição das tarefas de arquitetura e conhecimentos projetuais. No entanto, os arquitetos trabalharam juntos numa linguagem arquitetônica comum. Assim, gestos semelhantes de manejo dos espaços, funções e materiais comunicam o mundo das estações, e ao mesmo tempo, cada uma tornou-se única, com base nas intenções artísticas dos arquitetos.

© Tamás Bujnovszky

A linha e suas dez estações podem ser considerados como um "edifício com dez alas", em que cada uma possui sua própria atmosfera, enquanto claramente pertencem ao todo.

Corte Longitudinal

A Kálvin tér é uma das maiores estações, devido à sua posição como estação de baldeação com a linha M3, sob uma movimentada praça do centro da cidade. Os requisitos funcionais da estação resultaram num arranjo espacial bastante complexo. Desde o início, a decisão era utilizar a tecnologias de construção com o método de trincheiras (cut-and-cover) de criar a estrutura da estação. A ideia básica arquitetônica era usar as vantagens desse sistema e criar grandes espaços abertos sobre as plataformas.

© Tamás Bujnovszky

No nosso caso, as principais atrações espaciais são os elementos estruturais com as suas características formas curvas. Os passageiros que se aproximam podem sentir o drama do movimento no espaço, já que as escadas rolantes são inseridas livremente no vazio da enorme caixa de concreto aberta. Chegar pelos elevadores através das camadas de espaço guarda uma surpresa semelhante. A rugosidade das superfícies dos grandes elementos estruturais e as paredes perimetrais são equilibradas pelos finos acabamentos de elementos mais próximos dos passageiros. O túnel de interligação entre as duas linhas de metrô conta com um esquema de cores vivas, que cria uma conexão entre duas épocas de infraestruturas urbanas.

Planta Baixa - Passagem Subterrânea
Planta Baixa - Plataforma

A decoração da estação é muito mais modesta: a ideia era dar prioridade aos elementos arquitetônicos puros e os sistemas de sinalização e orientação espacial. Os pixels de um mosaico somam-se para criar uma composição gráfica, ecoando as notas e as palavras de um salmo da Igreja Protestante na praça acima. A luz, como um dispositivo funcional e decorativo, desempenha um papel importante aqui, assim como nas outras estações. A estrutura espacial é redefinida por luzes diretas e reflexivas, enfatizando a plataforma e certas áreas e obscurecendo outras.

© Tamás Bujnovszky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Budapeste, Kálvin tér, 1092 Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Linha M4 do Metrô de Budapeste - Estação Kálvin tér / PALATIUM Studio" [Budapest Underground Line M4 - Kálvin tér Station / PALATIUM Studio] 02 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762873/linha-m4-do-metro-de-budapeste-kalvin-ter-station-palatium-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.