Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas

Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos Técnicos: Maria Jesús Conde Sánchez, Miguel Ángel Ramos Puertollano
  • Arquitetos Colaboradores: Michele Panella, Alberto García Moreno, David Arredondo Garrido, Michele Loiacono, Miguel Dumont Mingorance, Miguel Rodriguez López, Gustavo Romera Clavero, Erwan Blanchard,Maylis Vignau.
  • Engenheiro Colaborador: Manuel Guzmán Castaños
  • Consultores: Emilia García Martínez, Geógrafa - Nicolás Torices Abarca, Historiador de Arte - Carlos Misó Esclapés, escultor
  • Arqueólogos: Daniel Campos López, Eusebio Alegre Paricio
  • Construtora: Entorno y Vegetación
  • Chefe De Obra: Amaya Navarro Oteiza
  • Superficie Total Da Intervenção: 66538 m2
  • Superficie Construída: 56,7 m2
  • Cidade: Granada
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Vicente del Amo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em frente à colina de Alhambra, a colina de San Miguel enquadra o último trecho do vale Darro e Vega. Esta é uma paisagem absolutamente conectada à cidade, natural e selvagem, mas transformada em um espaço residual, quase marginal, com um grande acúmulo de lixo e entulho. É também uma área de transição para a nova cidade, uma cidade feita de moradias que toca ligeiramente, em meio a sua desordem, os restos fraturados da Muralha.

© Vicente del Amo
Elevação

O vazio da colina de San Miguel uma junção entre dois territórios, uma colina nua, que mostra o tempo e a sua história, conecta a cidade à sua geografia. O que antes representava um limite defensivo da cidade mudou seu significado completamente, mas continua a servir como um guia para um modelo urbano. O projeto preserva esta paisagem, necessária para a compreensão da cidade na estrutura montanhosa que a determina, realizando uma limpeza conceitual e física de seus arredores. Para fazer isso, o acúmulo de resíduos foi substituído por plantações de agaves e cactos, também foi realizada a restauração da fachada da Igreja de San Miguel Alto e foram melhoradas as comunicações com a cidade.

© Theo Coutanceau

A restauração da muralha, proposta como uma segunda fase da intervenção, dará continuidade visual (especialmente em uma vista distante) ao trecho da muralha, redefinindo a fronteira histórica perdida e protegendo os restos originais. De longe, a nova adição corresponde a sua aparência com o resto, respeitando a sua sequência linear, enquanto que em um olhar mais atento, ela difere fortemente da parede original. A intervenção fecha a brecha na muralha, que está ali desde o século XIX. Ela foi construída no início do século XIV e a intervenção usa um revestimento externo que foi rigorosamente adaptado à sua espessura, sem tocar os restos históricos, garantindo a preservação ideal.

© Theo Coutanceau

Estruturalmente, a presença maciça e sólida torna-se desnecessária, portanto, seu interior permanece um espaço vazio, um verdadeiro ponto singular do projeto: a passagem que nos permite caminhar dentro das paredes, uma porta misteriosa que liga duas partes historicamente diferentes da cidade. Na nova muralha, um simples empilhamento de placas de pedra dispostas uma acima da outra deixa uma série de intervalos mínimos aleatórios que permite a vista da cidade. A visão contemporânea e fragmentada recria a visão que temos da estrutura de Alhambra.

© Vicente del Amo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Pernaleros Alto, 18010 Granada, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas" [Muralla Nazarí en el Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas] 01 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762856/muralha-nazari-em-alto-albaicin-antonio-jimenez-torrecillas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.