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Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas

  • 09:00 - 1 Março, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas
Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas, © David Arredondo e Alberto García
© David Arredondo e Alberto García

© Vicente del Amo © Vicente del Amo © Vicente del Amo © Jesús Torres + 26

  • Arquitetos técnicos

    Maria Jesús Conde Sánchez, Miguel Ángel Ramos Puertollano
  • Arquitetos Colaboradores

    Michele Panella, Alberto García Moreno, David Arredondo Garrido, Michele Loiacono, Miguel Dumont Mingorance, Miguel Rodriguez López, Gustavo Romera Clavero, Erwan Blanchard,Maylis Vignau.
  • Engenheiro Colaborador

    Manuel Guzmán Castaños
  • Consultores

    Emilia García Martínez, licenciada en Geografía - Nicolás Torices Abarca, licenciado en Historia del Arte - Carlos Misó Esclapés, escultor
  • Arqueólogos

    Daniel Campos López, Eusebio Alegre Paricio
  • Construtora

    Entorno y Vegetación
  • Chefe de Obra

    Amaya Navarro Oteiza
  • Superficie total da intervenção

    66538 m2
  • Superficie construída

    56,7 m2
  • Mais informações Menos informações
© Vicente del Amo
© Vicente del Amo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em frente à colina de Alhambra, a colina de San Miguel enquadra o último trecho do vale Darro e Vega. Esta é uma paisagem absolutamente conectada à cidade, natural e selvagem, mas transformada em um espaço residual, quase marginal, com um grande acúmulo de lixo e entulho. É também uma área de transição para a nova cidade, uma cidade feita de moradias que toca ligeiramente, em meio a sua desordem, os restos fraturados da Muralha.

© Vicente del Amo
© Vicente del Amo
Elevação
Elevação

O vazio da colina de San Miguel uma junção entre dois territórios, uma colina nua, que mostra o tempo e a sua história, conecta a cidade à sua geografia. O que antes representava um limite defensivo da cidade mudou seu significado completamente, mas continua a servir como um guia para um modelo urbano. O projeto preserva esta paisagem, necessária para a compreensão da cidade na estrutura montanhosa que a determina, realizando uma limpeza conceitual e física de seus arredores. Para fazer isso, o acúmulo de resíduos foi substituído por plantações de agaves e cactos, também foi realizada a restauração da fachada da Igreja de San Miguel Alto e foram melhoradas as comunicações com a cidade.

© Theo Coutanceau
© Theo Coutanceau

A restauração da muralha, proposta como uma segunda fase da intervenção, dará continuidade visual (especialmente em uma vista distante) ao trecho da muralha, redefinindo a fronteira histórica perdida e protegendo os restos originais. De longe, a nova adição corresponde a sua aparência com o resto, respeitando a sua sequência linear, enquanto que em um olhar mais atento, ela difere fortemente da parede original. A intervenção fecha a brecha na muralha, que está ali desde o século XIX. Ela foi construída no início do século XIV e a intervenção usa um revestimento externo que foi rigorosamente adaptado à sua espessura, sem tocar os restos históricos, garantindo a preservação ideal.

© Theo Coutanceau
© Theo Coutanceau

Estruturalmente, a presença maciça e sólida torna-se desnecessária, portanto, seu interior permanece um espaço vazio, um verdadeiro ponto singular do projeto: a passagem que nos permite caminhar dentro das paredes, uma porta misteriosa que liga duas partes historicamente diferentes da cidade. Na nova muralha, um simples empilhamento de placas de pedra dispostas uma acima da outra deixa uma série de intervalos mínimos aleatórios que permite a vista da cidade. A visão contemporânea e fragmentada recria a visão que temos da estrutura de Alhambra.

© Vicente del Amo
© Vicente del Amo

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Antonio Jiménez Torrecillas
Escritório
Cita: "Muralha Nazarí em Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas" [Muralla Nazarí en el Alto Albaicín / Antonio Jiménez Torrecillas] 01 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762856/muralha-nazari-em-alto-albaicin-antonio-jimenez-torrecillas> ISSN 0719-8906