Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia

Vencedora do concurso para transformar uma antiga estrutura em um museu arqueológico, essa proposta do escritório Tsabikos Petras Architectural Studio examina a reintrodução de áreas verdes na cidade e a relação entre o ambiente urbano, o mar e a costa. O projeto segue os eixos norte-sul e leste-oeste que apresentam, respectivamente, uma conexão entre o museu e uma praça pública e o sítio arqueológico e uma segunda praça pública.

Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia - Mais Imagens+ 7

Vista do deck urbano. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

O museu busca formar uma transição da paisagem urbana para a natural. A cidade colide com o museu e se prolonga até o mar como um "deck urbano", simultaneamente abordando  a presença urbana através da proximidade com a cidade e formando uma conexão com o natural ao revelar as perspectivas da orla e do mar. 

Vista da paisagem de entrada. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

A paisagem local incorpora tanto elementos naturais como feitos pelo homem. A forma criada consiste em terra coberta por plantas, e ao passo que ela interage com a paisagem existente, conforma uma depressão que coleta água da chuva. 

Vista da área de exposição. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

O museu em si é definido pelo sítio arqueológico e pelo caráter histórico engendrado pelas fortificações próximas, isto é, as antigas muralhas. Essas muralhas respondem ao limite entre a terra e o mar, assim como a muralha de exposição permanente age como limiar entre a própria exposição e as demais atividades. Para enfatizar a educação em arqueologia, uma rota através do museu evidencia aos visitantes o processo de restauração, oferecendo-lhes um olhar mais detalhado do trabalho que está sendo realizado no local. 

Corte
  • Competição

    Concurso aberto
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

  • Arquiteto responsável

    Tsabikos Petras
  • Colaboradores

    Vasiliki Daskalaki, Ioanna Iliadi, Giannis Foulakis
  • Estudo museológico

    Penelope Kallitsi
  • Projeto estrutural

    Konstantinos Housos
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Tsabikos Petras Architectural Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Giermann, Holly. "Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia" [Tsabikos Petras Wins First Prize for Greek Archaeology Museum Proposal] 27 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762780/tsabikos-petras-vence-concurso-para-o-museu-grego-de-arqueologia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.