O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia

Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia

Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia
Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia, Vista do átrio principal. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio
Vista do átrio principal. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

Vencedora do concurso para transformar uma antiga estrutura em um museu arqueológico, essa proposta do escritório Tsabikos Petras Architectural Studio examina a reintrodução de áreas verdes na cidade e a relação entre o ambiente urbano, o mar e a costa. O projeto segue os eixos norte-sul e leste-oeste que apresentam, respectivamente, uma conexão entre o museu e uma praça pública e o sítio arqueológico e uma segunda praça pública.

Entrada principal. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio Vista em direção à costa. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio Vista a partir do átrio interno. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio Vista da área de exposição. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio + 12

Vista do deck urbano. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio
Vista do deck urbano. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

O museu busca formar uma transição da paisagem urbana para a natural. A cidade colide com o museu e se prolonga até o mar como um "deck urbano", simultaneamente abordando  a presença urbana através da proximidade com a cidade e formando uma conexão com o natural ao revelar as perspectivas da orla e do mar. 

Vista da paisagem de entrada. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio
Vista da paisagem de entrada. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

A paisagem local incorpora tanto elementos naturais como feitos pelo homem. A forma criada consiste em terra coberta por plantas, e ao passo que ela interage com a paisagem existente, conforma uma depressão que coleta água da chuva. 

Vista da área de exposição. Image Courtesy of  Tsabikos Petras Architectural Studio
Vista da área de exposição. Image Courtesy of Tsabikos Petras Architectural Studio

O museu em si é definido pelo sítio arqueológico e pelo caráter histórico engendrado pelas fortificações próximas, isto é, as antigas muralhas. Essas muralhas respondem ao limite entre a terra e o mar, assim como a muralha de exposição permanente age como limiar entre a própria exposição e as demais atividades. Para enfatizar a educação em arqueologia, uma rota através do museu evidencia aos visitantes o processo de restauração, oferecendo-lhes um olhar mais detalhado do trabalho que está sendo realizado no local. 

Corte
Corte
  • Competição

    Concurso aberto
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

  • Arquiteto responsável

    Tsabikos Petras
  • Colaboradores

    Vasiliki Daskalaki, Ioanna Iliadi, Giannis Foulakis
  • Estudo museológico

    Penelope Kallitsi
  • Projeto estrutural

    Konstantinos Housos
  • Ano do projeto

    2015

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Giermann, Holly. "Tsabikos Petras vence concurso para o Museu Grego de Arqueologia" [Tsabikos Petras Wins First Prize for Greek Archaeology Museum Proposal] 27 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762780/tsabikos-petras-vence-concurso-para-o-museu-grego-de-arqueologia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.