Residência Jatobás / Gesto Arquitetura

Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Janela, Fachada, TerraçoResidência Jatobás / Gesto Arquitetura - Fachada, CorrimãoResidência Jatobás / Gesto Arquitetura - Janela, Fachada, Escada, CorrimãoResidência Jatobás / Gesto Arquitetura - Fachada, CorrimãoResidência Jatobás / Gesto Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Santana de Parnaíba, Brasil
  • Arquitetos: Gesto Arquitetura; Gesto Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  612
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Cálculo Estructural: YCON Engenharia Ltda. | Yopanan Rabello – engenheiro
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: PROJESP Engenharia Ltda.
  • Sondagem: Solo Engenharia Ltda.
  • Parecer De Fundações: Meirelles Carvalho Engenharia e Projetos Ltda.
  • Construção: Steel Construções e Empreendimentos Ltda.
  • Autores: Newton Massafumi Yamato e Tânia Regina Parma
  • Cidade: Santana de Parnaíba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Fachada, Corrimão
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Jatobá está localizada em Santana do Parnaíba, cidade próxima à cidade de São Paulo onde a paisagem natural se encontra mais preservada e se pode conviver com fragmentos de vegetação naturais, um conjunto de morros, montanhas à distância.

Neste ambiente e em terreno em declive está implantada a residência.

Corte

A concepção desta implantação teve como intenção primordial a manutenção da percepção da paisagem mesmo com a presença deste objeto construído, seja pelos usuários diretos, como também, por aqueles que passassem pela rua e pela pequena praça defronte ao terreno.

Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Cerca, Fachada
© Nelson Kon

Desta maneira, foram organizados os ambientes em quatro volumes bem definidos e independentes onde as conexões são caracterizadas por passarelas ou pequenas pontes de ligação. Estas condições, fizeram com que as distâncias horizontais e verticais propostas entre os volumes proporcionassem espaços, frestas e fluidez visuais internas e externas através da edificação.

Planta - Pavimento Inferior

Segundo os proprietários, atualmente é possível notar a presença de pessoas transitando pela rua em frente à residência, observando a paisagem através da residência, como também, observando a residência contida na paisagem, onde as duas possibilidades ou mais outras figuram a partir da intervenção neste local.

Adiciona-se às estas intenções relativas à paisagem a organização do uso do espaço interno e sua distribuição.

Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Janela, Fachada, Terraço
© Nelson Kon

O espaço foi previsto para abrigar usos da moradia e do trabalho de um casal de diretores de cinema, para o que se previu além de escritório de trabalho cotidiano, uma sala de cinema onde a distribuição dos usos está disposta de modo que a moradia e o trabalho ficassem em lados opostos para que mesmo numa pequena distância os usuários pudessem obter a ida e a volta do trabalho.

Ao transitar pela edificação passa-se por áreas mais coletivas e expostas em convivência com a rua e os espaços abertos similares às praças da cidade.

Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Janela, Fachada, Escada, Corrimão
© Nelson Kon

Como espaço residencial e de trabalho, os espaços podem figurar como espaços semi-públicos onde os usuários externos relativos ao trabalho e visitantes da família poderão usufruir de modo mais generoso ao perceber menor privacidade para o uso.

Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Fachada, Corrimão
© Nelson Kon

Desta forma procurou-se contemplar a relação com a paisagem na sua condição pré existente através das transparências seja pela rua e seu entorno e propor formas de uso do espaço interno onde a moradia e o trabalho estão permeados por espaços intermediários coletivos e semi-públicos considerando os usuários externos.

Residência Jatobás / Gesto Arquitetura - Imagem 7 de 19
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Jatobás / Gesto Arquitetura" 24 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762697/residencia-jatobas-gesto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.