Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 2 de 21Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 3 de 21Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 4 de 21Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 5 de 21Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos Responsáveis: Zoltán Erő, Balázs Csapó, Dóra Brückner, Zsolt Kosztolányi, Máté Antal
  • Designers: Kati Fábry, László Román
  • Engenharia: FŐMTERV-UVATERV-Mott MacDonalds
  • Cidade: Budapeste
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estação Parque de Bikás da nova linha M4 de metrô de Budapeste é uma das menores estruturas. Encarada como um protótipo para as outras nove estações, reflete as ideias criativas mais importantes da arquitetura da linha de metrô.

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 15 de 21
© Tamás Bujnovszky

Após vencer um concurso nacional em 2004, nosso estúdio construiu uma rede de escritórios de arquitetura para trabalhar nas estações da linha. O primeiro passo foi a elaboração de uma abordagem comum e a definição de uma linguagem arquitetônica comum para a linha. Tendo isso definido, as estações foram projetadas individualmente, permitindo uma variedade de respostas diferentes para questões semelhantes.

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 19 de 21
Corte Longitudinal

A tecnologia de construção das estruturas principais consiste de grandes caixas de concreto armado construídas a partir de cima. Devido à esta tecnologia, os arquitetos puderam sugerir que os espaços deveriam ser deixados o mais aberto possível, tendo os elementos arquitetônicos como os componentes espaciais mais importantes. Outros elementos espaciais definitivos são grupos de escadas rolantes, elevadores e grandes dutos de ventilação.

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 4 de 21
© Tamás Bujnovszky

Em vários terrenos, o grande vazio entre a superfície e a plataforma foi aberto à luz natural, conferindo uma experiência completamente nova para essa jornada subterrânea. Não é de se surpreender que o concreto arquitetônico, que está em sua forma mais pura, se tornou o material básico mesmo se seu uso foi desafiador para ambos construtores e projetistas. A rusticidade das superfícies de concreto foi combinada com acabamentos finos de estruturas em aço e vidro, e alguns elementos de menor escala como mobiliário e obras de arte.

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 21 de 21
Planta Baixa Estação Subterrâneo

Esta estação, na esquina de um grande parque, se abre para o céu com um domo de vidro, iluminando o acesso principal da estação. A decoração e a linguagem visual da estação, como revestimentos com flores em fibra de concreto e sementes voadoras estampadas no vidro ecoam as impressões do parque.

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 3 de 21
© Tamás Bujnovszky

O domo é uma estrutura fina e leve por sobre uma abertura elíptica da cobertura da plataforma, baseada num grid de triângulos, alguns deles com vidro, outros opacos para sombreamento. A abertura de elementos dentro do parque fornece ventilação para o domo em dias de calor, acrescentando irregularidade às formas geométricas puras. A nova criatura, cercado por blocos residenciais bastante regulares, tornou-se um elemento característico da escala urbana numa das esquinas do parque.

Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio - Imagem 20 de 21
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Budapeste, Tétényi Way, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Linha de Metrô M4 de Budapeste - Estação Bikás Park / PALATIUM Studio" [Budapest Underground Line M4 - Bikás Park Station / PALATIUM Studio] 01 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762648/linha-de-metro-m4-de-budapeste-estacao-bikas-park-palatium-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.