Aires Mateus + GSMM Architetti recebem menção honrosa em concurso para uma escola de música na Itália

A prefeitura de Bressanone, Itália, organizou um concurso de arquitetura para selecionar o projeto da futura escola local de música, que teve como vencedora a equipe formada pelos arquitetos Michel Carlana, Luca Mezzalira e Curzio Pentimalli.

Entre as menções honrosas, a proposta de Aires Mateus e GSMM Architetti define, segundo os autores, uma série de estratégias urbanas para reforçar a ideia do projeto "como uma nova ponte da cidade". Internamente, todas as salas de aula se organizam em torno de um pátio, buscando estabelecer um "sentido de comunidade e pertencimento entre os estudantes."

Conheça a seguir a proposta premiada com uma das menções honrosas no concurso italiano.

Cortesia de Aires Mateus

Dos arquitetos: as estratégias urbanas propostas reforçam a ideia do edifício como uma nova ponte da cidade. Sua geometria simples e clara ajuda a esclarecer diferentes questões urbanas e estabelece uma nova hierarquia entre a nova praça peatonal, o centro histórico e as áreas abertas.

O edifício cria um espaço e seu pátio se converte em um momento de transição entre a chegada e o acesso à cidade.

Cortesia de Aires Mateus

Todas as salas de aula estão organizadas em torno do pátio, reforçando sua importância como valor simbólico não apenas para a cidade mas também para a escola. A relação visual que é gerada entre o pátio e as salas ajuda a estabelecer um sentido de comunidade e pertencimento entre os estudantes.

Cortesia de Aires Mateus

O pátio se estrutura em duas direções cartesianas que podem também ser traduzidas no programa funcional. A direção horizontal é destacada no nível do solo pelas amplas galerias - que enfatizam o acesso aos diferentes programas - e pela suspensão do edifício. A segunda direção é demarcada por uma rampa que conecta verticalmente e unifica com um gesto simples o térreo e os pavimentos superiores.

Cortesia de Aires Mateus
  • Concurso

    Scuola di musica di Bressanone competizione
  • Prêmio

    Menção Honrosa
  • Arquitetos

  • Localização

    Bressanone BZ, Itália
  • Área

    3.539m²
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Aires Mateus

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. "Aires Mateus + GSMM Architetti recebem menção honrosa em concurso para uma escola de música na Itália" [Aires Mateus + GSMM Architetti, mención honrosa por propuesta para futura escuela de música en Italia] 20 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762499/aires-mateus-plus-gsmm-architetti-recebem-mencao-honrosa-em-concurso-para-uma-escola-de-musica-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.