O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. França
  5. MVRDV
  6. 2014
  7. Pushed Slab / MVRDV

Pushed Slab / MVRDV

  • 13:00 - 23 Fevereiro, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Pushed Slab / MVRDV
Pushed Slab / MVRDV, © Philippe Ruault
© Philippe Ruault

© Philippe Ruault © Philippe Ruault © Philippe Ruault © Philippe Ruault + 10

  • Arquitetos

  • Localização

    Paris, França
  • Equipe

    Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de Vries com Frans de Witte, Bertrand Schippan, Catherine Drieux, Victor Perez, Delphine Borg, Billy Guidoni
  • Arquitetos Colaboradores

    North by North West, Paris
  • Área

    19000.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Serviços

    ICADE ARCOBA (Saint Denis), Paris, França
  • Consultor de Segurança

    Casso, Paris, França
  • Estrutura

    Terrel, Paris, França
  • Economia

    Vanguard, Paris, França
  • Sustentabilidade

    Alto, Paris, França
  • Acústica

    AVLS, Orsay, França
  • Mais informações Menos informações
© Philippe Ruault
© Philippe Ruault

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pushed Slab (em tradução livre para o português: laje empurrada) está localizado entre duas malhas urbanas completamente diferentes: o tecido denso da cidade de blocos e ruas do Norte e do tecido urbano solto no sul, com sua infraestrutura definida, direta e clara. O projeto é baseado no programa de escritório requerido e nos pré-requisitos para o uso energético. O projeto combina tecnologias comprovadas de eficiência energética, com pavimentos de escritórios individuais e espaços externos, tais como pátios, varandas e um jardim. O edifício é altamente flexível e oferece três núcleos, além de um hall de entrada central. Ele pode ser alugado para um ou vários inquilinos, sem mudanças estruturais.

© Philippe Ruault
© Philippe Ruault

O edifício está localizado em um antigo aterro ferroviário de aproximadamente 4.000 metros quadrados. O volume segue as restrições do terreno e seu elemento principal é uma laje de 150 metros de comprimento e 21 metros de largura. Uma abertura no volume preserva o ponto de vista de um edifício histórico. Para criar esta "janela urbana" e para melhorar a qualidade urbana do bairro, a laje é "empurrada" até se romper e em seguida torcida e empurrada para o sul. Este ato de empurrar cria uma distorção dos pavimentos, oferecendo vários terraços, que podem ser acessados diretamente a partir dos escritórios ou das escadas externas. A janela urbana oferece um amplo terraço no segundo pavimento. O terraço e as varandas receberam árvores em grandes vasos, oferecendo aos funcionários um ambiente amigável para relaxar.

Diagrama
Diagrama

O edifício tem duas faces: um lado calmo em diálogo com o tecido urbano ao norte de Paris, e um lado mais dinâmico voltado para o sul, para a avenida. O edifício está envolto em uma pele de madeira e as janelas formam uma faixa rítmica, oferecendo boa iluminação natural, assim como o controle da mesma nos espaços de trabalho. Para contribuir para o desenvolvimento sustentável e diminuir o impacto de desmatamento, foi utilizada madeira certificada.

© Philippe Ruault
© Philippe Ruault

Winy Maas, arquiteto e co-fundador do MVRDV, diz que "O Pushed Slab é uma combinação exemplar de alta eficiência energética, de realidade econômica e de qualidade arquitetônica. Ele surgiu a partir de um cliente ambicioso, ICADE, e uma cidade com uma visão a longo prazo. A demanda adicional de uma linha de visão preservada deu ao projeto sua forma emocionante e agora respeita os vizinhos ao redor e abre seu coração para um significado coletivo".

Modelo
Modelo

O Pushed Slab é o primeiro edifício construído da primeira "quadra-eco" de Paris. Os 264 painéis fotovoltaicos no telhado vão gerar 90 MW por ano e um circuito de águas cinzas será aplicado. Além disso, 22 colectores solares térmicos irão gerar 45% da energia necessária para aquecer a água. Muitas persianas foram integradas na fachada sul e o edifício é isolado a partir do exterior, a fim de reduzir as trocas de calor. O acúmulo dessas técnicas trouxeram resultados confiáveis em um edifício altamente eficiente, de baixa energia, que leva a um consumo de energia de 46 kWh por metro quadrado por ano, atingindo um rótulo energético "BBC Effinergie" e em conformidade com os objetivos definidos no "Plano Climático da Cidade de Paris".

© Philippe Ruault
© Philippe Ruault

O edifício foi projetado pelo escritório MVRDV, em cooperação com o escritório de arquitetura local North by North West, em um esforço conjunto com as empresas de engenharia e consultoria Arcoba (Saint Denis), Terrell, Vanguard, Alto, a construtora Eiffage Construction, o escritório de design de interiores Metope Architectes e aos cuidados do Banque Populaire.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pushed Slab / MVRDV" [Pushed Slab / MVRDV] 23 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762491/pushed-slab-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.