Hotel B"O / Muro Rojo Arquitectura

Hotel BO / Muro Rojo Arquitectura - Mais Imagens+ 17

San Cristóbal de Las Casas, México
  • Arquitetos: Muro Rojo Arquitectura; Muro Rojo Arquitectura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Verolegno
  • Colaboradores: Mario Alberto Baez, A.I. Angelique Bidet, A.I. Alberto Burgaleta, A.I. Fernanda Esquivel
  • Identidade De Marca E Imagem: Jacqueline María Benítez, Francisco González Compeán
  • Construção: Facto Arquitectura
  • Direção De Projeto: Elizabeth Gómez Coello, Jorge Medina Robles, Germán Velasco Espinosa
  • Cidade: San Cristóbal de Las Casas
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. B"O sugere um olhar novo e fresco sobre San Cristóbal de las Casas. É uma proposta com identidade própria, uma revisão do que a hotelaria deve ser, onde o projeto molda espaços, integrando o conceito de uma casa e um hotel no mesmo gesto, em uma mesma experiência. Assim, o B"O é um lugar onde as premissas que guiaram a obra de Muro Rojo estão inscritas. Como a vida se encaixa em espaços e como pode um projeto transformar nossa percepção?

© Jaime Navarro

O projeto do B"O nos convida a olhar para um México que está enraizado em sua terra, nas tradições da cultura mestiça que propõe um novo mundo. É um hotel que nos abriga a partir de suas raízes e nos convida a contemplar a paisagem cercada por montanhas onde a vida parece surgir da chuva para se perder na névoa.

© Jaime Navarro

Este é um terreno que procura se renovar as tradições em seus espaços, texturas e circulações, e múltiplos sentidos que esta cidade nos revela de forma gradual. A partir de seu nome, originário do idioma Tzotzil, significa "água", a experiência deste hotel se ergue dos quatro elementos, assim como nas canções tradicionais de Chiapas, onde a terra é o corpo, o vento é o vapor, a água é o sangue e o fogo é o espírito. E tudo para criar um passeio, um espaço que nos acolhe. O B"O é um hotel para ver a chuva.

© Jaime Navarro

Assim, a proposta arquitetônica está enraizada com a cultura e no relacionamento com o ambiente. Essa correspondência é demonstrada no diálogo promovido pelo próprio edifício, entre o interior e o exterior, conforme inclui em seu esquema a planta de um pátio andalusiano tradicional, e o aconchego da madeira na arquitetura vernacular, as poéticas de sua cobertura e a cor e textura da terra nas paredes. São espaços intermináveis que são transformados durante o dia e as estações. São planos que se abrem e fecham para recriar o espaço e a maneira que percebemos o dia e a noite, a chuva e o sol, a transição da primavera para o inverno.

© Jaime Navarro

Este hotel surge do esforço em demonstrar os elementos do projeto que o compõem como geradores de uma atmosfera amigável e aconchegante, também como recipientes de histórias, como a do uso de tecidos, já que em Chiapas a vida se dá entre fios, nós, texturas e cores.

Planta Baixa

Conta com 14 dormitórios padrões, 6 suítes júnior com jardim privativo e piscina inclusa, 1 suíte master com banheira independente e teto jardim com piscina inclusa. Área de biblioteca, Lobby Bar, Academia, Salão de Eventos, Serviço de Spa e mais de 1000 m² de jardins. O restaurante de especialidades chamado LUM, que significa "terra" em Tzotzil, reconhecido por sua excelente proposta culinária.

© Jaime Navarro

Sendo assim, o B"O propõe uma nova experiência em San Cristobal de las Casas, uma maneira única de ser recebido, abrigado e surpreendido por um projeto inesperado, derivado do desejo de Carlos e Fernando Gutiérrez de mostrar sua visão e paixão por sua terra. Para tanto, convidaram Muro Rojo para recriar sua própria história em Chiapas.

© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5 de Mayo 38, De La Merced, 29240 San Cristóbal de Las Casas, CHIS, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel B"O / Muro Rojo Arquitectura" [Hotel B"O / Muro Rojo Arquitectura] 19 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762038/hotel-b-o-muro-rojo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.