O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Itália
  5. Scandurrastudio Architettura
  6. 2014
  7. Portão da Expo / Scandurrastudio Architettura

Portão da Expo / Scandurrastudio Architettura

  • 05:00 - 12 Fevereiro, 2015
  • Traduzido por Arthur Stofella
Portão da Expo / Scandurrastudio Architettura
Portão da Expo / Scandurrastudio Architettura, © Filippo Romano
© Filippo Romano

© Filippo Romano © Filippo Romano © Filippo Romano © Filippo Romano + 44

  • Arquitetos

  • Localização

    Via Luca Beltrami, 20121 Milão, Itália
  • Arquiteto Encarregado

    Alessandro Scandurra
  • Equipe de Projeto

    Nicola Bianchi, Davide Sala, Giovanni Nardin, Poé Matteo George
  • Área

    1000 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Filippo Romano
© Filippo Romano

"Um grande espaço vazio, uma praça + dois pavilhões"

O Portão da Expo é um local onde a articulação dos dias que faltam para o evento de abertura se converte em uma ocasião para conversar sobre crescimento e evolução. O calendário dos eventos, a transformação regular do espaço e as estruturas introduzem a vitalidade da Expo 2015.

© Filippo Romano
© Filippo Romano

O projeto propõe um local aberto, um espaço livre que se caracteriza por uma praça central e duas cabines - como pavilhões ao lado: uma porta de acesso para a Expo. As estruturas no exterior são pensadas para acolher os diferentes tipos de comunicação: imagens, banners, bandeiras, ilustrações de luz, que podem ser transformadas periodicamente ou construir uma temporalidade, criando assim uma conexão diferente com o tempo.

© Filippo Romano
© Filippo Romano

O contexto como valor

A obra trabalha com o sistema axial que vai desde o Duomo até a passagem de Loggia dei Mercanti e o Palazzo della Ragione e então ao longo da via Dante que leva ao Arco de la Paz no percurso da rua Sempione. Por esta razão a obra, com seu espaço vazio interno e os dois pavilhões nos lados, possui um grande impacto comunicativo, considerante também sua posição estratégica. Além de criar uma relação de cortesia com o contexto, que tem como objetivo destacar as características monumentais, cria uma porta, um acesso a uma dimensão urbana precisa. Uma porta de acesso para a Expo, que é um espaço físico que fornece informação.

Corte
Corte

Princípios

A obra será realizada de acordo com os princípios da leveza, da transparência, da modularidade - estas são características que apontam para uma linguagem reticular de volumes aéreos. É uma estética de luminosidade e corpos esbeltos. Arquitetura gótica e esguichos de água. A escolha do projeto é de pertencer a um horizonte de referências ligadas à sustentabilidade, e inteligência e economia construtiva. Um sistema simples realizado com tecnologias elementares e materiais que são inteiramente recicláveis, fáceis de utilizar e facilmente recuperáveis.

© Filippo Romano
© Filippo Romano

A praça

A praça principal propõe-se como um espaço vazio reconfigurável e pode abrigar diversos tipos de eventos, manifestações e encenações externas e internas antes, durante e depois da Expo. A exposição internacional envolve a cidade e a transforma. A vitalidade de tal evento deve ser representada por uma forma simples, clara e emblemática que dá atenção para a atividade e para os eventos, apontando-os sem exagero. Formas simples, capazes de perdurar no tempo e expressam inovação e poder.

Planta Baixa
Planta Baixa

A obra possui uma natureza esbelta, assim como os esguichos de água da grande fonte monumental de frente para o projeto e os ambiciosos arcos do Duomo. Os dois pavilhões criam um sistema decorativo de fontes na base da torre do século XV.

© Filippo Romano
© Filippo Romano

Os pavilhões, estrutura e essência

A obra é uma grande e complexa ferramenta obtida através da soma de elementos simples. A estrutura principal é de metal, os portões são feitos com cinco peças reticulares de tubos soldados e ligados de forma polida. A parte externa da estrutura se torna a ferramenta de suporte para a parte de comunicação. Os produtos são pensados para serem facilmente reutilizados para outras funções públicas. As plantas são neutras e sua relação entre o interno e o externo é enfatizada por uma única chapa que envolve a pavimentação da praça, calçadas e espaços internos. As duas coberturas são uma interpretação urbana extrema do Convention Hall de Mies van der Rohe.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Scandurrastudio Architettura
Escritório
Cita: "Portão da Expo / Scandurrastudio Architettura" [Expo Gate / Scandurrastudio Architettura] 12 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Stofella, Arthur) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762013/expo-gate-scandurrastudio-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.