Menção Honrosa no concurso para o Museu da Diversidade Sexual na Avenida Paulista / SIAA + HASAA

Apresentamos a seguir o projeto desenvolvido pelos escritórios SIAA + HASAA e premiado com menção honrosa no concurso para o Museu da Diversidade Sexual no casarão da Avenida Paulista, promovido pelo programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC).

Menção Honrosa no concurso para o Museu da Diversidade Sexual na Avenida Paulista / SIAA + HASAA  - Mais Imagens+ 12

Dos arquitetos: A transformação de um patrimônio privado em patrimônio público implica em uma mudança radical da forma como o lote se relaciona com as vias públicas. A proposta busca a criação de acessos amplos, deslocando o pedestre do fluxo horizontal e linear da Avenida Paulista para um espaço de acolhimento e convergência, com patamares para a criação de novas visuais.

© SIAA + HASAA

Este espaço público é um praça localizada ao lado do casarão, acessível, sem obstruções, o que se torna possível através da remoção de parte do gradil que faz o fechamento frontal * e da criação de duas rampas em volta de árvores existentes. Este espaço cria uma nova relação do usuário, acostumado com a fachada frontal do casarão, ao se deparar com outra face da edificação, pouco visível a partir do passeio público.

© SIAA + HASAA

Uma arquibancada posicionada a partir do recuo frontal de 20m cria visuais acima do ponto de vista comum do pedestre. Além disso dá acesso à uma  praça elevada, com um café acolhido sob a projeção da torre para contemplação do parque vizinho. Descendo meio pavimento a partir da praça central o pedestre alcança um segundo térreo, uma praça rebaixada criada para a realização de eventos e, ao mesmo tempo, foyer para o Auditório.

© SIAA + HASAA

De ambos os níveis é possível receber tanto o público ocasional quanto o público agendado para acessar a exposição temporária. O percurso do visitante nos dois pavimentos expositivos passa por um mezanino e uma escada que, visualmente isolada da exposição, cria um momento de pausa gerando visuais do parque vizinho antes do visitante retornar à exposição. Na saída, o visitante percorre um segundo mezanino que revela um caixilho de pé direito duplo que emoldura a fachada posterior do casarão.

© SIAA + HASAA

Neste local é possível notar os pontos de encontro com o casarão no pavimento superior e no subsolo rebaixado. A ligação entre os volumes ocorre no vazio onde há atualmente uma escada. Desta forma evita-se a alteração de caixilhos e peitoris que descaracterizaria a fachada.

No pavimento acima da exposição localizam-se os demais programas de acesso público, tais como a Biblioteca, a Sala de Leitura, o Estúdio e a Sala Multiuso. No terraço foi previsto um local para eventos descoberto com uma pequena copa de apoio.

© SIAA + HASAA

Ainda no edifício novo, sob o auditório, foi criado um subsolo que abriga os sanitários da área de Eventos, Camarins e Sanitários com Vestiários para Funcionários Terceirizados. O palco do Auditório também encontram-se nesta cota. Isso faz com que a ligação entre os camarins e o palco seja acessível para portadores de necessidades especiais.

Axonométrica. Image © SIAA + HASAA

A área de carga e descarga e as vagas para idosos e deficientes fica nos fundos do lote e é acessada pela rua lateral existente. Este acesso é exclusivo de funcionários, equipe de montagem e usuários das vagas especiais.

Corte longitudinal. Image © SIAA + HASAA

O casarão recebe visitantes ocasionais pela sua entrada frontal e os agendados através do edifício anexo. Em seu pavimento superior, abriga Áreas Expositivas Permanentes e, ao fundo, a Loja, próxima à saída da exposição. Para a utilização do subsolo é proposto o rebaixamento do piso interno. Neste pavimento, concentram-se os programas administrativos na parte frontal (próxima à Avenida Paulista) e, mais ao fundo estão as Áreas Técnicas de Conservação e Restauro, que podem ser visualizadas a partir da praça rebaixada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Menção Honrosa no concurso para o Museu da Diversidade Sexual na Avenida Paulista / SIAA + HASAA " 08 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761801/mencao-honrosa-no-concurso-para-o-museu-da-diversidade-sexual-na-avenida-paulista-siaa-plus-hasaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.