Escola da Cidade promove estúdio "Global Architecture São Paulo"

A Escola da Cidade promove, de 14 a 30 de maio, o Global Architecture São Paulo (GASP 2015), um programa internacional de estudo multidisciplinar de projeto, com duração de três semanas.

Este projeto capacita os alunos a desenvolverem e articularem, de forma dinâmica, questões de pensamento arquitetônico e urbano, através de pesquisas de representação dentro de uma megalópole com diversas anomalias urbanas. 

O tema de trabalho é o Minhocão e os estudantes serão inspirados a aproveitar diversas abordagens das ciências, humanidades e outras disciplinas para desenvolver estimulantes e inesperados projetos de arquitetura para o local. 

O estúdio de projeto percorrerá a estrutura, seus usos arquitetônicos mistos, os contextos existentes e seu sentido urbano para desenvolver projetos e atividades que possam incentivar o uso público e potencializar a convivência das múltiplas atividades: jogos, piqueniques, festas de aniversário, projeções de cinema, teatro, fábricas, entre outros. 

Através de uma investigação detalhada do contexto, os alunos, divididos em grupos, apresentarão propostas para o Minhocão de forma a produzirem reflexões arquitetônicas, urbanas, históricas e análises técnicas que permitam examinar a grande estrutura existente e seus arredores, respondendo aos problemas urbanos e às necessidades de um grande espaço público urbano que acomode usos públicos e atividades alinhadas à escala urbana do entorno. 

Incluído ao programa, há uma série de palestras teóricas, ministradas por arquitetos, urbanistas e profissionais ligados à área da cultura, que irão abordar diversos aspectos da cidade de São Paulo e da Arquitetura brasileira. 

Os professores coordenadores do curso são os arquitetos Alexander Pilis (University of Toronto e Universidade Concordia Montreal) e Carolina Tonetti (Escola da Cidade). 

Alexander Pilis vive e trabalha entre as cidades de Montreal, Toronto e São Paulo, como arquiteto investigador, atuando como artista e curador. Já lecionou na Universidade Politécnica da Catalunha, no Programa Metropolis Barcelona, e na Universidade Pompeu Fabra, de 2000 a 2010. Nos últimos três anos, estruturou e organizou o programa Arquitetura Global no exterior, para a Universidade de Toronto.

Carolina Tonetti é graduada pela FAU-Marckenzie e mestre em ‘Projeto, Espaço e Cultura’, pela FAU-USP. Professora da Escola da Cidade, desenvolve trabalhos através de múltiplas parcerias nas áreas de arquitetura, curadoria e aproximações entre arte e arquitetura, baseada em seu estúdio, no centro de São Paulo.

Como conclusão do programa GASP 2015, uma publicação será desenvolvida e disponibilizada para o público em geral, e vendida sobre demanda pela internet. Será montada, ainda, na Escola da Cidade, uma exposição dos trabalhos realizados. As inscrições vão até 31 de Março e devem ser feitas pelo site www.escoladacidade.org/gasp, onde podem ser obtidos mais detalhes do curso.

Ao término do programa, os alunos participantes internacionais receberão dois créditos, sendo um para o projeto arquitetônico realizado e outro para as aulas de teorias e história da Arquitetura e Urbanismo Brasileira. 

Global Architecture São Paulo (GASP 2015)

  • Realização: de 14 a 30 de Maio de 2015
  • Inscrições até 31 de março
  • Informações e inscrições aqui

  • Título

    Estúdio Arquitetura Global São Paulo
  • Website

  • Organizadores

  • De

    14 de Maio de 2015 12:00 AM
  • Até

    30 de Maio de 2015 12:00 AM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

    Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-011, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove estúdio "Global Architecture São Paulo"" 07 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761787/escola-da-cidade-promove-estudio-global-architecture-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.