Sede da Tagusgás / Saraiva + Associados

Sede da Tagusgás / Saraiva + Associados - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Saraiva + Associados; Saraiva + Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Swisspearl
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da Sede da Tagusgás, construído no Parque de Negócios do Cartaxo, destaca-se como um dos edifícios mais inovadores em Portugal pela sua arquitetura arrojada assente em características de sustentabilidade, sendo o primeiro edifício de escritórios certificado pelo BREEAM em Portugal.

© Fernando Guerra | FG+SG

O BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) é o sistema de avaliação da sustentabilidade na construção mais amplamente utilizado na certificação ambiental de edifícios, contando com cerca de 200.000 edifícios classificados pelo mundo, e mais de um milhão registados para avaliação, desde que foi lançado em 1990.

© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto foi desenvolvido pela S+A com a parceria da Ecochoice, a qual desenvolveu um conjunto de medidas de sustentabilidade, por forma a garantir a redução de custos de operação, a gestão ambiental do edifício, o conforto dos seus ocupantes e a certificação pelo sistema BREEAM.

© Fernando Guerra | FG+SG

Foram aplicadas medidas de sustentabilidade ao nível dos materiais, eficiência energética, economia de água, redução da poluição atmosférica e do solo, acessibilidade e mobilidade, bem como saúde e conforto. Destaca-se a redução de consumos energéticos associada ao conforto no interior, devido à iluminação natural e isolamento térmico e acústico que o sistema de fachada proporciona. A ventilação natural permite obter níveis de conforto e qualidade do ar interior ainda superiores.

Corte
Planta Baixa
Corte

O edifício contou também com acompanhamento ambiental em Obra, de forma a reduzir os impactos ambientais durante a fase de construção, garantindo a gestão de resíduos e a monitorização de consumos de água, energia e emissões atmosféricas associadas ao transporte de materiais.

© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício dispõe ainda de Guia do Utilizador, onde se expõem as medidas de sustentabilidade que caracterizam o edifício e se disponibilizam todas as instruções de manutenção e informações necessárias ao funcionamento adequado do edifício.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Cartaxo, 2605-735 Casal de Cambra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Tagusgás / Saraiva + Associados" [Tagusgás Headquarter / Saraiva + Associados] 06 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761727/sede-da-tagusgas-saraiva-plus-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.