O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Colômbia
  5. FP arquitectura
  6. 2014
  7. Colégio Camilo Mora Carrasquilla / FP arquitectura + Mauricio Montoya

Colégio Camilo Mora Carrasquilla / FP arquitectura + Mauricio Montoya

Colégio Camilo Mora Carrasquilla / FP arquitectura + Mauricio Montoya
Colégio Camilo Mora Carrasquilla / FP arquitectura + Mauricio Montoya, © Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Cortesia de FP Oficina de Arquitectura © Fundación Argos © Fundación Argos © Fundación Argos + 36

Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio Camilo Mora Carrasquilla, localizado no Bairro Fuente Clara, ao leste da cidade de Medellín, numa área com dificuldades de acessibilidade pedonal e veicular, e com pouca presença de equipamentos e espaços públicos. Motivo pelo qual sua construção teve um grande impacto social nos habitantes, se convertendo num marco transformador de seu entorno.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Esquema de Implantación Planta - 3º Pavimento Sección 1 Detalle Anclaje Parasol + 36

Para o desenvolvimento do projeto destinou-se um prédio, que ao adotar as fortes normas vigentes na zona, apenas 38% da área do prédio se tornava útil para edificação, levando a duas considerações: aproveitar o máximo da superfície, ajustando a forma à geometria da área útil do prédio, e crescer em altura para cumprir com o programa escolar requerido.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Como resultado, o projeto é consolidado em dois volumes, um de planta trapezoidal, que contém os usos de caráter coletivo, como biblioteca, salas de informática e áreas administrativas. Enquanto as classes e banheiros são agrupados em outro volume, mais longo e retangular. Com o fim de cumprir com as áreas livres exigidas, opta-se por criar terraços no último nível do edifício, acompanhados de usos desportivos como uma quadra poliesportiva e um ginásio ao ar livre.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Uma estrutura reticular de brises foi incorporada na fachada oeste a fim de minimizar o impacto da luz do sol poente nas classes. Enquanto que no lado leste, uma grande rampa se desdobra abrindo-se lateralmente para conformar um pátio.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Camilo Mora Carrasquilla / FP arquitectura + Mauricio Montoya" [Colegio Camilo Mora Carrasquilla / FP arquitectura + Mauricio Montoya] 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761708/colegio-camilo-mora-carrasquilla-fp-oficina-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.