Ateliê Luis Anhaia / Zemel + ARQUITETOS

Ateliê Luis Anhaia / Zemel + ARQUITETOS - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Zemel + ARQUITETOS; Zemel + ARQUITETOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  148
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CCL Marcenaria, Esquema Vidros, GR Pisos, Irmãos Camargo, Neorex, Reka Iluminação
  • Estagiário: Fernando Milan
  • Construção: Engenheiro Adolfo Droghetti - Construtora Nartex
  • Instalações: Engenheiro Antonio Germano Saraiva - Proan
  • Ar Condicionado: Miguel Paulo Jardini - Arconterma
  • Iluminação: Paula Zemel Pompeu de Toledo e Akemi Hizo
  • Autores: Paula Zemel Pompeu de Toledo e Eduardo Chalabi
  • Colaborador: Cristiano Zan
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pequeno e escondido sobrado da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, foi comprado para se transformar em ateliê e escritório de um casal, cada piso com acesso independente. Como o terreno tinha um pouco mais de 150 m², a solução partiu da liberação das áreas e da incorporação do programa complementar e do mobiliário aos próprios paramentos.

Para ganhar espaço no térreo e no primeiro andar, todas as paredes internas foram retiradas e o piso, uniformizado com granilite. Com as plantas livres, se ganha espaço para grandes mesas de trabalho.

Planta Térreo

Ateliê Luis Anhaia / Zemel + ARQUITETOS - Mais Imagens+ 24

Para atender a necessidade do mobiliário de apoio, foi criada uma grande estante estrutural de concreto aparente, que toma conta da empena lateral e se eleva do térreo à cobertura. Como a casa é de alvenaria estrutural, esse elemento ajuda a sustentar a própria empena, a laje do primeiro piso e o madeiramento da cobertura – cada montante de concreto funciona como um pilar e todos apontam para uma cinta metálica.

© Maíra Acayaba

A estante recebe módulos de compensado que funcionam como prateleiras ou gavetas, conforme a necessidade de uso e no primeiro andar, uma fórmica preta embuti os conduletes de elétrica. As aberturas e fechamentos da estante conversam com os dois lados da casa, integrando interno e externo.

A mesma estante também recebe a escada que garante o acesso independente aos ambientes. Os pisos da escada brincam com a alternância da estrutura de concreto: madeira vazada junto às caixas sólidas e metal fechado ligado aos módulos vazados, onde a lógica entre cheios e vazios continua.

© Maíra Acayaba

No recuo lateral, configura-se a entrada principal com fechamento em porta pantográfica, revelando a mão do artista e proprietário Arthur Lescher, que havia trabalhado o conceito em suas exposições.

No pavimento superior, a laje foi retirada e as tesouras em madeira foram restauradas e permaneceram aparentes, ampliando o espaço.

© Maíra Acayaba

A fachada ganha modernidade com as grandes aberturas enquadradas por caixas de concreto aparente, resultando em ventilação cruzada e iluminação natural.

Complementando o programa de necessidades, os banheiros e copas independentes são resolvidos com a construção de uma torre de concreto aos fundos do imóvel. Essa estrutura monolítica preta revela imperfeições e alguns rasgos envidraçados são referências ao trabalho do chinês Wang Shu.

© Maíra Acayaba

Apesar dos limites do terreno, a construção ainda conta com duas áreas externas, uma à frente preenchida com bloquetes, e outra aos fundos, com pedriscos, destinada a almoços e encontros informais.

© Maíra Acayaba

Quase ao final do projeto, a casa foi destinada a uma editora, para qual o mobiliário da copa, as mesas e as cadeiras dos salões também foram desenhas pelo escritório, para melhor atender as necessidades dos usuários e funcionalidade do espaço.

© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Madalena, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê Luis Anhaia / Zemel + ARQUITETOS" 04 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761568/atelie-luis-anhaia-zemel-plus-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.