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Escola em Chuquibambilla / AMA + Bosch Arquitectos

Escola em Chuquibambilla / AMA + Bosch Arquitectos
Escola em Chuquibambilla / AMA + Bosch Arquitectos, © Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia © Paulo Afonso / Marta Maccaglia © Paulo Afonso / Marta Maccaglia © Paulo Afonso / Marta Maccaglia + 21

  • Engenharia

    Manuel Cárdenas Aspajo
  • Construção

    JIC S.A. - Angel Javier García Paucar / comunidad local
  • Carpintaria

    Carpintería MARTINEZ - Elías José Martínez Ramos / Carpintería ÑHAUI - Máximo Ñhaui Centeno
  • Colaboração

    Procesadora del Sur S.A.
  • Financiamento

    Costa Foundation / Volcafe Foundation / ED&F MAN ChariCo
  • Custo

    185,000 USD
  • Área Terreno

    4118 m²
  • Mais informações Menos informações
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

Contexto

A comunidade nativa de Chuquibambilla, localizada na alta selva peruana, é a zona produtora de café mais importante da parte oriental do distrito de Pangoa e é o centro cultural desta região. Sua população infantil é de aproximadamente 250 crianças, as quais estudam em péssimas condições. Alguns deles têm que percorrer longas distâncias ou não tem sequer acesso à educação. Sendo uma comunidade nativa indígena, seus habitantes vivem de acordo com sua cultura e costumes. Se dedicam à agricultura, à caça e à pesca. A comunidade não conta com eletricidade, água portável, nem sistema de esgoto. 

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

Critérios Projetuais

O colégio em Chuquibambilla é um projeto com uma forte carga social, onde a comunidade faz parte do processo, e onde se investigam as necessidades e carências reais do terreno.

Corte
Corte

Mais que apenas um lugar de ensino nas horas escolares, a escola busca ser um lugar de desenvolvimento e intercâmbio para toda a comunidade, sempre vivo, onde pais, alunos e professores podem se encontrar, estudar e se divertir.

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

O programa está dividido em três módulos escolares e um módulo residencial dispostos em torno de um pátio central. Estes módulos contém as classes, área de administração e professores, uma sala multifuncional (biblioteca, oficinas, etc), uma sala de informática e a residência para estudantes.

Planta Baixa
Planta Baixa

O projeto conta com um amplo programa externo, através de um sistema de pátios cobertos e ao ar livre de escalas variadas, dispondo de espaços dedicados à diversas atividades que conectam os alunos à natureza e suas tradições: aulas ao ar livre, oficinas de arte, de argila, artesanato, agronomia, criação de animais, cultivos, etc. Os espaços estão conectados por um percurso sombreado que assume o posto de local efetivo de encontro e de uso, se convertendo em uma extensão do programa. Um edifício no qual os limites entre interior e exterior se mesclam para criar espaço público conectado com seu entorno.

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

Estratégia e processo

Ao invés de contar com um desenho estrutural anti-terremotos, a concepção do edifício combina materiais vernaculares e modernos, introduzindo sistemas construtivos modernos utilizando recursos locais.

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

A inclusão de mão de obra local permite a transferência de conhecimento através da experiência in loco. A ambição é criar um sentido de pertencimento entre os residentes e inspirar um processo de trabalho permanente em seu entorno.

Diagrama
Diagrama

O conforto climático é alcançado através da utilização de sistemas passivos, com atenção particular ao controle de insolação, ventilação e iluminação natural, reduzindo a necessidade de energia elétrica ao mínimo. A sala de computadores é alimentada com painéis solares. As águas cinzas são tratadas e reutilizadas para irrigação das áreas verdes.

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

O projeto, devido à suas especificidades contextuais e locais, foi desenvolvido através de um processo participativo com a comunidade. Workshops com os alunos, oficinas com os professores, jornadas de trabalho com voluntários e a população foram os instrumentos para aproximar esta comunidade culturalmente distinta à um intercâmbio de ideias.

© Paulo Afonso / Marta Maccaglia
© Paulo Afonso / Marta Maccaglia

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Sobre este escritório
Bosch Arquitectos
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Cita: "Escola em Chuquibambilla / AMA + Bosch Arquitectos" [Escuela en Chuquibambilla / Marta Maccaglia + Paulo Afonso + Bosch Arquitectos] 02 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761355/escola-em-chuquibambilla-ama-plus-bosch-arquitectos> ISSN 0719-8906