Restaurante Son La / Vo Trong Nghia Architects

Restaurante Son La / Vo Trong Nghia Architects

Restaurante Son La / Vo Trong Nghia Architects - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: VTN Architects; Ngo Thuy Duong, Tran Mai Phuong
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1984
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no norte do Vietnã, a província de Son La é uma área cultural, étnica e possui abundante natureza de bosques virgens e paisagens montanhosas. Apesar de sua forte beleza cultural e natural, não há desenvolvimento ou alojamento para turistas que reconheçam a cidade como um destino. O restaurante Son La, que tem capacidade para 750 pessoas é a primeira instalação de um novo complexo hoteleiro situado próximo ao centro da cidade para expor este potencial.

© Hiroyuki Oki

Devido às dificuldades do terreno, Son La é acessível apenas desde Hanoi por uma viagem de automóvel de sete horas por caminhos precários pelas falésias. A acessibilidade torna muito difícil o transporte de materiais de construção e a força de trabalho. Portanto, o projeto maximiza o uso dos recursos locais, incluindo trabalhadores e materiais locais acessíveis. Com esta situação, foi selecionado o bambu e pedras locais como os principais materiais do edifício.

© Hiroyuki Oki

Ao adotar o clima tropical com uma estação úmida, que é caracterizado por ser muito quente, de alta umidade, com fortes chuvas e uma estação seca mais tranquila, mas ainda calorosa, o edifício está composto por oito volumes de pedra separados e um refeitório de bambu ao ar livre para abastecer tanto aos ambientes com ar condicionado fechados, como ao ambiente externo. Os edifício de pedra proporcionam múltiplas entradas ao refeitório e múltiplas vistas marcadas fora da zona do refeitório externo. As diversas alturas dos edifícios e as árvores na cobertura proporcionam uma vista paisagística vertical desde o exterior. As paredes de pedras de origem local, produzidas a 10 km do terreno, proporcionam textura e se conectam com as montanhas do entorno.

Planta Baixa - Primeiro Pavimento

A estrutura da cobertura para o refeitório está feita de bambu local, "Luong", que possui até 8 m de altura. Os 96 pilares compostos por quatro bambus juntos induzem a expressão vertical da estrutura como um bosque. Os bambus de diâmetro 80-100 mm são montados com pregos e cordas após serem tradados por um método tradicional vietnamita, que consiste em submergi-los no barro e depois defumá-los.

© Hiroyuki Oki

As cargas de corte induzidas na estrutura são abraçadas por 10 camadas de vigas cruzadas de bambu que estão conectadas aos edifícios de pedra. O teto é de palha local chamada "vot" e outra camada de lâmina transparente. As claraboias entre as colunas inundam o espaço com uma luz suave.

Detalhe

Centenas de árvores locais de pêssego são plantadas nos arredores para celebrar a temporada de flores e serem atrativas aos clientes. Este projeto é baseado num orçamento modesto de aproximadamente 600 USD/m². O restaurante e a paisagem predizem o centro cultural para os locais e futuros turistas. 

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Son La, Son La, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Son La / Vo Trong Nghia Architects" [Son La Restaurant / VTN Architects] 01 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761346/restaurante-son-la-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.