O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Brasil
  5. Sandra Moura
  6. 2013
  7. Restaurante NAU / Sandra Moura

Restaurante NAU / Sandra Moura

  • 05:00 - 30 Janeiro, 2015
Restaurante NAU / Sandra Moura
Restaurante NAU / Sandra Moura, © Joana França
© Joana França

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    SCES Trecho 2, s/n - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-002, Brasil
  • Autora

  • Equipe

    Monalisa Felinto e Bárbara Veiga
  • Área

    7300.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Paisagismo

    Alex Hanazaki
  • Luminotécnica

    Peter Gasper
  • Acústica

    Síntese
  • Estrutura

    Thomaz de Aragão Neto
  • Fundações

    Embre
  • Elétrica e Acústica

    Projet – Vanderlei Barbosa Freiras
  • Ar condicionado

    George Raulino Sistemas Térmicos
  • Construção

    F5
  • Mais informações Menos informações
© Joana França
© Joana França

No mar de concreto, o Nau desembarca os ares do litoral Nordestino.

Quando o restaurante Nau aportou na Capital Federal, no segundo semestre de 2013, desembarcou junto ao lago Paranoá elementos que fazem referências a vida no litoral paraibano. Não ignorou, porém, o mar de concreto que o cerca e lançou âncora na arquitetura institucional da cidade. Nascia, assim, um equipamento com uma missão complexa: harmonizar a presença do mar dentro da concretude brasiliense.

Planta Térreo - Layout
Planta Térreo - Layout

Implantação Corte BB Croquis Fachadas Norte e Oeste + 33

A arquiteta Sandra Moura, que assina o projeto, já havia sido feliz na composição da estrutura marcante do Mangai, restaurante da mesma família proprietária do Nau, ambos com matriz em João Pessoa, capital da Paraíba. Ela resolveu, então, unir as duas estruturas.

E essa união não é metafórica. Nau e Mangai ocupam lotes contíguos e estão a apenas dez metros de distância, atados conceitualmente.

© Joana França
© Joana França

Essa junção se materializa especialmente por meio de um elemento em especial: o aço corten, que Sandra Moura já havia recorrido para revestir elementos do Mangai e agora reveste quase a totalidade das fachadas, acrescendo nos planos verticais e horizontais o concreto aparente, que forma a segunda pele.

Recortado na figura da folha de palma (comum na flora do sertão brasileiro), o aço corten se harmoniza com o concreto dominante em Brasília. “Criamos um diálogo entre a estrutura de aço corten e o concreto, balanceando com diferentes materiais”, revela a arquiteta.

© Joana França
© Joana França

Ao todo, a unidade brasiliense do Nau – a matriz foi fundada em 2010 em João Pessoa – ocupa mais de 7 mil metros quadrados de área construída, distribuído por três pavimentos. No térreo estão o salão principal, a cozinha e os ambientes de apoio. No subsolo estão estacionamento e equipamentos técnicos. E o andar superior abriga o mezanino e área para eventos.

Corte AA
Corte AA

Apesar de estar ao lado do Paranoá (ambos os restaurantes estão localizados no Setor de Clubes Esportivos-SDul, próximo a ponte JK), a arquiteta lança dose extra de frescor, em contraponto ao clima seco de Brasília, com a criação de um lago que separa o núcleo do restaurante de uma parte solta, acessada por meio de uma passarela de madeira e aço galvanizado que acessa os dois restaurantes, convidando clientes a visitar as duas estruturas.

© Joana França
© Joana França

As referências ao ambiente marinho – que está presente no cardápio - compõem o arranjo especial que podem ser visualizados na adega (onde duas grandes mesas em forma de jangada com tampos envidraçados convidam a uma viagem etílica, sobre as quais também pendem dois barcos) e também nas lâminas de madeira junto as janela, que têm forma de escotilhas. “Transformamos a ida ao restaurante em uma verdadeira viagem náutica”, diz a arquiteta.

Croquis
Croquis

A proposta gastronômica do Nau ainda está presente nas ranhuras na parede que simulam escamas de peixes e, também, no projeto luminotécnico desenvolvido por Peter Gasper que lança vapor metálico nas cores verde, azul e branca sobre a renda da fachada, atingindo o forro de gesso do salão. 

“Com esse conceito, o Nau aporta em Brasília com a intenção de levar à capital brasileira um pouco da culinária, da cultura e das referências da vida no litoral”, conclui Sandra Moura.

© Joana França
© Joana França

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sandra Moura
Escritório
Cita: "Restaurante NAU / Sandra Moura" 30 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761153/restaurante-nau-sandra-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.