Casa E/C / SAMI-arquitectos

Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 2 de 21Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 3 de 21Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 4 de 21Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 5 de 21Casa E/C / SAMI-arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Autores: Inês Vieira da Silva, Miguel Vieira
  • Equipe: Bruna Silva, João do Vale Martins, Andreia Luís, Inês Martins, Rita Maria Pinto
  • Estagiário: Daniel Mentech
  • Projeto De Estabilidade: Ricardo Ferro Antunes,Francisco Mendonça Santos
  • Projeto De água E Saneamento: Paulo Jorge Almeida Oliveira
  • Projeto Eletrotécnico: Hugo Mendonça
  • Construtor: José Artur Cruz Leal - Unipessoal, Lda
  • Mobiliário: SAMI, Loja Nord
  • Prêmios: Nomeados para o European Union Prize for Contemporary Architecture - Mies Van Der Rohe Award 2015, Barcelona, 2015
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 3 de 21
© Paulo Catrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma ruína foi o ponto de partida para o desenho de uma casa de férias na ilha do Pico. O projeto surgiu da vontade de manter a ruína e pensar uma casa que a valorizasse, que a ela se pudesse moldar e simultaneamente dela tirar partido, oferecendo possibilidades de vivências mais diversas e complexas que a anterior tipologia.

Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 2 de 21
© Paulo Catrica

Uma vez que a aproximação ao edifício se faz à cota das suas coberturas, devido ao grande declive do terreno, desenhamos todas as coberturas do projeto como se de decks se tratassem, permitindo a sua utilização como espaços de estar e de contemplação. 

Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 11 de 21
Planta Baixa - Térreo

A casa, moldada no interior das paredes de pedra, foi desenhada com vãos generosos, para entrada de luz e para usufruto da deslumbrante paisagem, que se alinham e por vezes desacertam dos vãos pré-existentes da ruína, recriando  enquadramentos e relações com o limite original da casa. 

Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 4 de 21
© Paulo Catrica
Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 19 de 21
Corte 5

O projeto é um movimento entre uma linha de limite, em pedra, e os volumes da intervenção que por ela se deixam conduzir, se desacertam ou se alongam, sempre que a necessidade de espaço, ou de uma vista, se impõe.

Casa E/C / SAMI-arquitectos - Imagem 9 de 21
© Paulo Catrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa E/C / SAMI-arquitectos" [E_C House / SAMI-arquitectos] 10 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761143/casa-e-c-sami-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.