Centro de visitantes do centro cultural da Fundação Stavros Niarchos / Agis Mourelatos + Spiros Yiotakis

Centro de visitantes do centro cultural da Fundação Stavros Niarchos / Agis Mourelatos + Spiros Yiotakis - Mais Imagens+ 13

  • Estrutura: OMETE
  • Instalações: Ldk Συμβουλοι Μηχανικοι Αε
  • Paisagismo: H. Pangalou & Associates – Landscape Architects
  • Construção: Ballian Techniki S.A.
  • Supervisão: Salini Impregilo – TERNA
  • Mobiliário E Equipamentos: Erato Koutsoudaki – Yerolymbos, architect-museologist
  • Mobiliário Da Recepção: Agis Mourelatos, Spyros Giotakis
  • Consultoria De Museu: Andromache Gazi, Assistant Professor in Museology, Panteion University/, Erato Koutsoudaki – Yerolymbos, architect-museologist
  • Arquitetos Associados: Katerina Gambat, Eleni Boni, Kostas Antonakis
  • Associado Especial: Kalliopi Koutroumpi, museologist – museum educator
  • Associados: antidot design studio – Christopher Brellis and Filippos Avgeris, graphic design, visual communication
  • Iluminação: Erato Koutsoudaki – Yerolymbos, architect-museologist, Lightingworks – lighting consultants
  • Cliente: STAVROS NIARCHOS FOUNDATION CULTURAL CENTER SA
  • Licitante: STAVROS NIARCHOS FOUNDATION CULTURAL CENTER SA
  • Autores: Agis Mourelatos, Spiros Yiotakis
  • Consultor: Betaplan
  • Cidade: Atenas
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
© Yorgis Yerolymbos – SNFCC SA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é o centro de visitantes do centro cultural da Fundação Stravos Niarchos. O complexo de Renzo Piano abriga uma nova biblioteca nacional, o novo teatro de ópera e um grande parque, e oferecerá aos cidadãos a oportunidade de experimentar a cidade de Atenas, numa forma radicalmente distinta. O edifício revela a forte relação da cidade com o mar, assim como com a paisagem ática existente.

Planta Baixa

Por outro lado, renova essencialmente a relação da população local com os espaços públicos. Mediante o reconhecimento das mudanças efetuadas, a proposta tem como objetivo redefinir a relação entre os espaços públicos na região e a nova paisagem urbana em constante construção. Busca-se, portanto, desenvolver a relação dialética entre o observador e a construção, que não é considerada como uma simples exposição, mas como um estímulo para o futuro de Atenas.

© Yorgis Yerolymbos – SNFCC SA

O centro de visitantes está locado na esplanada no limite sul do lote. O edifício cria seu próprio terreno devido a uma plataforma de metal que parece flutuar sobre a esplanada. O teto é uma estrutura de metal fina, que parece suspensa, já que se apoia em colunas metálicas cilíndricas. Os limites do edifício são construídos através de superfícies laminadas de vidro que deslizam, montadas de forma independente das colunas que sustenta o teto e que proporcionam uma total transparência, assim como a capacidade de transformação de um espaço totalmente fechado a um parcialmente aberto. No lado sudeste, o fechamento é deslizado através da plataforma sobre um piso transparente. O teto leve se estende além do fechamento de vidro, criando áreas protegidas e sombreadas. No lado noroeste e nordeste do centro de visitantes, o interior se estende e se une com a plataforma ao ar livre, o que permite o uso das áreas de exposição exteriores e um espaço de descanso.

Detalhe

Nossa visão era construir uma estrutura de escala média (que não competisse com o edifício principal), que funcionara como um pavilhão de luz / transparência, que permite que o entorno flua através da estrutura, oferecendo aos visitantes a oportunidade de estar informados sobre as fases de construção do edifício principal dentro de uma área organizada, promovendo a tranquilidade, concentração e desejo de informação.

© Yorgis Yerolymbos – SNFCC SA

A simplicidade da forma e a escala desta pequena estrutura temporária, é uma resposta poética ao complexo de Renzo Piano.

© Yorgis Yerolymbos – SNFCC SA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Atenas, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de visitantes do centro cultural da Fundação Stavros Niarchos / Agis Mourelatos + Spiros Yiotakis" [Visitors Center of the Stavros Niarchos Foundation Cultural Center / Agis Mourelatos + Spiros Yiotakis] 24 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760990/centro-de-visitantes-do-centro-cultural-da-fundacao-stavros-niarchos-agis-mourelatos-plus-spiros-yiotakis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.