O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estudio America

Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estudio America

Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estudio America
Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estudio America, Entrada principal. Image Cortesia de Estudio America
Entrada principal. Image Cortesia de Estudio America

Competição : Museu Guggenheim Helsinki
Premio :
Projeto :
Autores : Guilherme Lemke Motta, Carlos José Dantas Dias, Lucas Fehr, José Eduardo Calijuri Hamra, Érica Cristina Fernandes Paiva, Kemelly Mywa Uehara, Pedro Lindenberg Motta, Stephanie Novaes Beirão, Manon Alexia Arbues Decoster e Carlos William Vieira Rodrigues, Marcelo Sandro de Oliveira, Luís Sequeira

Apresentamos a seguir a proposta do escritório Estudio America para o concurso Museu Guggenheim Helsinki, o maior concurso de arquitetura da história, com 1.715 projetos inscritos. Veja a seguir algumas imagens e a descrição da proposta pelos autores. 

Vista interna do mezanino. Image Cortesia de Estudio America Fachada do mar. Image Cortesia de Estudio America Vista do café. Image Cortesia de Estudio America Implantação. Image Cortesia de Estudio America + 24

Dos arquitetos: As aproximações ao sítio do novo museu consideram a situação privilegiada destinada ao Guggenhein Helsinki, entre a cidade, o mar, o cais do porto, o velho mercado e o Tähtitornin Vuori Park, com vistas para água, paras as docas e os landmarks. Realizou-se uma cuidadosíssima leitura para a sua implantação, integrando-o harmoniosamente a esse conjunto.

Vista aperea. Image Cortesia de Estudio America
Vista aperea. Image Cortesia de Estudio America

A altura do novo edifício respeita as visuais para o mar e vizinhanças. A intervenção conecta as várias atividades humanas no entorno. Criou-se um recinto para o Museu, a partir do posicionamento de um maciço que acomoda as funções administrativas e organiza, através de um promenade elevado, os fluxos de conexão do porto com o mercado, além do acesso de veículos, com todas as facilidades de cargas e descargas ali organizadas. Passarelas articulam o parque no alto com o cais junto ao mar, tornam-se mirantes, e percorrem o interior do Museu, proporcionando uma inversão que introduz o espaço público no cerne do um espaço museográfico, uma ‘avant-première’ das exposições, um convite ao público para conhecê-las em detalhe.

Vista do mercado. Image Cortesia de Estudio America
Vista do mercado. Image Cortesia de Estudio America

Uma cobertura suavemente desenhada, tal qual um lençol, gera a proteção necessária aos espaços interiores, e organiza os vazios exteriores unidos por um passeio de contemplação à beira-mar: uma praça de abeiramento da cidade ao mar; outra menor, de acesso ao Museu, à loja e a um pequeno café; e a praça do café, que encerra uma arquibancada para os festivais de verão no blackbox, espaço múltiplo de apresentações, então aberto ao exterior.

Vista do café. Image Cortesia de Estudio America
Vista do café. Image Cortesia de Estudio America

Desde o interior, uma abertura em fita, proporcionada pela aproximação da cobertura ao chão, desenha uma visão panorâmica do mar. As exposições saberão tirar proveito deste interlúdio com o sítio. Outras vistas, controláveis por blackouts, também são direcionadas às novas praças, à cidade e ao alto do parque.

Diagrama de vistas. Image Cortesia de Estudio America
Diagrama de vistas. Image Cortesia de Estudio America

Para o espaço expositivo, um grande saguão, com possibilidades infinitas de organização e compartimentação, no qual varas cenográficas descem do teto e permitem o pendurar de exposições e o rebaixamento do forro.  Esse salão permitirá todas as apropriações artísticas, exposições, instalações, eventos, happenings. Sua organização, se assim desejado for, em espaços menores, é facilitada pela estrutura, com poucos pontos de apoio. Soma-se a este espaço o mezanino, que organiza o espaço interior e permite exposições em caráter mais intimista.

Vista interna do mezanino. Image Cortesia de Estudio America
Vista interna do mezanino. Image Cortesia de Estudio America

O Museu estará apto a receber as mais avançadas técnicas de harmonização com o meio-ambiente. Para a captação de energia considera-se a área da cobertura. Todo o sistema de drenagem deverá ser encaminhado para a reciclagem de água. O Museu recebe farta iluminação natural, lateral e zenital, porém protegida de insolação direta e passível de controle. Deverão ser adotadas políticas de reciclagem de seu lixo e resíduos materiais de exposições.

Vista interna do térreo. Image Cortesia de Estudio America
Vista interna do térreo. Image Cortesia de Estudio America

Os materiais construtivos utilizados deverão ser certificados, e, sempre que viável, recicláveis. Adota-se extensamente a madeira, tanto em revestimentos quanto na estrutura, onde seu emprego refletirá o mais alto nível de desempenho tecnológico. Muros de concreto ciclópico utilizados em diálogo com as pedras do o Tähtitornin Vuori Park deverão utilizar materiais reaproveitados. 

Corte AA. Image Cortesia de Estudio America
Corte AA. Image Cortesia de Estudio America

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estudio America" 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760976/proposta-para-o-museu-guggenheim-helsinki-estudio-america> ISSN 0719-8906