Bar Riviera / studio mk27

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 2 de 56Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 3 de 56Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 4 de 56Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 5 de 56Bar Riviera / studio mk27 - Mais Imagens+ 51

São Paulo, Brasil
  • Equipe De Projeto: Carlos Costa, Eduardo Gurian, Laura Guedes, Mariana Simas
  • Equipe Do Studio: Carlos Costa, Carolina Castroviejo, Eduardo Glycerio, Elisa Friedmann, Gabriel Kogan, Lair Reis, Luciana Antunes, Marcio Tanaka, Maria Cristina Motta, Mariana Ruzante, Mariana Simas, Oswaldo Pessano, Renata Furlanetto, Samanta Cafardo, Suzana Glogowski
  • Render: Miguel Muralha
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 4 de 56
© Rômulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aberto em 1949, o Bar Riviera se tornou nos anos 60 e 70, um importante ponto de encontro de intelectuais da esquerda de São Paulo – espécie de lugar de resistência durante a ditadura militar brasileira. Passando a sua época gloriosa, já muito decadente, o estabelecimento fechou suas portas. Uma nova empreitada de Facundo Guerra, em 2013, decidiu reabrir o Riviera e o projeto, no mesmo local onde funcionava anteriormente, recupera o espírito dos tempos áureos, com elementos que remetem a arquiteta modernista do prédio no qual está instalado, localizado no começo da Avenida Paulista, principal rua da cidade. 

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 56 de 56
Diagrama

A iniciativa tem a parceria de Alex Atala, chefe do DOM, um dos mais prestigiados restaurantes do mundo de gastronomia contemporânea. Comandando a cozinha do Riviera, todos os dias, está seu discípulo, Luciano Nardelli. Assim como as opções de bebidas, que resgatam drinks tradicionais, o cardápio de comidas traz pratos clássicas de bares de São Paulo, delicadamente reelaborados e com toques criativos contemporâneos. 

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 14 de 56
© Rômulo Fialdini

As linhas curvas do tijolo de vidro da fachada são transpostas para o interior. O resultado é um sinuoso balcão – feito de resina Corian – inscrito em todo o espaço do térreo. No centro, os garçons e barmans fazem o atendimento; em volta, os clientes enxergam integralmente o espaço, vendo todas as pessoas no recinto. Além do balcão em formato orgânico, banheiros estão localizados nesse piso.

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 15 de 56
© Rômulo Fialdini

Uma escada com formato escultórico – original do espaço – leva ao primeiro andar, onde ficam o grande salão do restaurante e a cozinha. A organização da planta é feita por uma empena curvilínea de madeira que separa a área do restaurante de todas as áreas técnicas e de preparado. No primeiro piso acontecem, todas as noites, shows de música ao vivo, como em um jazz club. Assim o projeto incorporou uma pequena infraestrutura para concertos como um palco desmontável no centro do espaço, além de sala de controle de luz e som e um forro acústico de madeira. 

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 28 de 56
© Rômulo Fialdini

A escolha do mobiliário privilegiou peças clássicas de design moderno, como as banquetas Bertoia do bar no térreo e a cadeira dinamarquesa Série 7, de Arne Jacobsen. O layout de todo o espaço pode ser facilmente rearranjado conforme o uso. Os materiais escolhidos, como a madeira escura das paredes, buscaram criar uma atmosfera aconchegante para o bar. O piso de granilite e os balcões de resina e pedra são resistentes considerando o intenso uso dos espaços.

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 48 de 56
Planta Baixa
Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 49 de 56
Planta Baixa

Enquanto o andar térreo volta-se para dentro, com um ambiente mais informal, o primeiro andar tem grandes janelas envidraçadas, de onde é possível ver do alto túneis e avenidas, criando uma relação com o entorno urbano. Toda a intervenção arquitetônica foi feita de forma simples e despojada para não perder as características do lugar, evitando uma conotação luxuosa.

Bar Riviera / studio mk27 - Imagem 33 de 56
© Rômulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bar Riviera / studio mk27" [Riviera Bar / studio mk27] 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760930/riviera-bar-studio-mk27> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.