O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana

Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana

Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana
Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana, © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen
© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

Apresentado pelo Ministério da Cultura da Albânia e pela Tirana Architecture Week 2014, o concurso "Lost Architecture - [En]Visioning New City Squares" atraiu propostas internacionais de estudantes e jovens arquitetos com menos de quarenta anos. Os arquitetos foram convidados a enviar propostas de melhoria para a Praça da Pirâmide na capital da Albânia, Tirana, e incumbidos de refletir sobre a rica história e a evolução da identidade da cidade.

Dentre as propostas recebidas estava a da uma equipe canadense composta pelo arquiteto Naiji Jiao e pelo paisagista Seven Xiru Chen, cujo projeto "The Pyramid Park" foi premiado com o primeiro lugar. Saiba mais sobre a proposta vencedora, a seguir.

Jiao e Chen reconhecem a "ressonância emocional e política" da pirâmide, identificando o terreno como "[necessitado] de uma urgente redefinição, que pode fazer dele uma atração cívica, rejuvenescendo o centro da cidade."

Corte da Pirâmide © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen
Corte da Pirâmide © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

Desdobrando habilmente o terreno em uma praça pública acessível, a equipe reestrutura o "terreno antigamente exclusivo, um terreno místico envolto em memórias" como um "meio de celebrar o novo estilo de vida urbano sem esquecer o passado." Sensível ainda que inegavelmente ousada, a proposta foi bastante ilustrada e meticulosamente planejada.

Masterplan da proposta © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen
Masterplan da proposta © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

“The Pyramid Park” reconfigura a paisagem para inverter o isolamento da Pirâmide existente, fazendo uso da circulação para melhor integrar a estrutura ao seu entorno. Jiao e Chen descrevem uma Pirâmida rejuvenescida que "atuará como uma enorme escultura."

© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen
© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

Guiado por um forte desejo de servir ao espaço público e reforçar o sentido de comunidade, "The Pyramid Park" foi concebido como um pano de fundo para uma ampla gama de atividades. Discursos, exposições, eventos, festivais de música e projeções de filmes podem acontecer na praça de 4.000 m², que também conta com um anfiteatro, um playground a um campo esportivo. 

Com um júri presidido pelo curador do Pavilhão de Kosovo na Bienal de Veneza de 2014, Gëzim Paçarizi, e formado por Zef Çuni, Vice-Ministro da Cultura da Albânia, Loris Rossi, diretor técnico de arquitetura do Studio Metro_POLIS, e outros membros renomados, o concurso é uma plataforma inestimável para experimentação arquitetônica e exploração conceitual.

© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen
© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

"The Pyramid Park", juntamente com o segundo e terceiro lugar e as menções honrosas nas categorias inovação e sustentabilidade, será publicado em uma edição espacial da revista da POLIS University - Forum A+P - e exibido na exposição da Tirana Architecture Week.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. "Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana" [Canadian Team Takes First in Tirana Architecture Week's "Lost Architecture" Competition] 21 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760692/equipe-canadense-vence-concurso-lost-architecture-na-semana-de-arquitetura-de-tirana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.