Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana

Apresentado pelo Ministério da Cultura da Albânia e pela Tirana Architecture Week 2014, o concurso "Lost Architecture - [En]Visioning New City Squares" atraiu propostas internacionais de estudantes e jovens arquitetos com menos de quarenta anos. Os arquitetos foram convidados a enviar propostas de melhoria para a Praça da Pirâmide na capital da Albânia, Tirana, e incumbidos de refletir sobre a rica história e a evolução da identidade da cidade.

Dentre as propostas recebidas estava a da uma equipe canadense composta pelo arquiteto Naiji Jiao e pelo paisagista Seven Xiru Chen, cujo projeto "The Pyramid Park" foi premiado com o primeiro lugar. Saiba mais sobre a proposta vencedora, a seguir.

Jiao e Chen reconhecem a "ressonância emocional e política" da pirâmide, identificando o terreno como "[necessitado] de uma urgente redefinição, que pode fazer dele uma atração cívica, rejuvenescendo o centro da cidade."

Corte da Pirâmide © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

Desdobrando habilmente o terreno em uma praça pública acessível, a equipe reestrutura o "terreno antigamente exclusivo, um terreno místico envolto em memórias" como um "meio de celebrar o novo estilo de vida urbano sem esquecer o passado." Sensível ainda que inegavelmente ousada, a proposta foi bastante ilustrada e meticulosamente planejada.

Masterplan da proposta © Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

“The Pyramid Park” reconfigura a paisagem para inverter o isolamento da Pirâmide existente, fazendo uso da circulação para melhor integrar a estrutura ao seu entorno. Jiao e Chen descrevem uma Pirâmida rejuvenescida que "atuará como uma enorme escultura."

© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

Guiado por um forte desejo de servir ao espaço público e reforçar o sentido de comunidade, "The Pyramid Park" foi concebido como um pano de fundo para uma ampla gama de atividades. Discursos, exposições, eventos, festivais de música e projeções de filmes podem acontecer na praça de 4.000 m², que também conta com um anfiteatro, um playground a um campo esportivo. 

Com um júri presidido pelo curador do Pavilhão de Kosovo na Bienal de Veneza de 2014, Gëzim Paçarizi, e formado por Zef Çuni, Vice-Ministro da Cultura da Albânia, Loris Rossi, diretor técnico de arquitetura do Studio Metro_POLIS, e outros membros renomados, o concurso é uma plataforma inestimável para experimentação arquitetônica e exploração conceitual.

© Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

"The Pyramid Park", juntamente com o segundo e terceiro lugar e as menções honrosas nas categorias inovação e sustentabilidade, será publicado em uma edição espacial da revista da POLIS University - Forum A+P - e exibido na exposição da Tirana Architecture Week.

  • Competição

    Lost Architecture - [En]Visioning New City Squares
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Projeto

    The Pyramid Park
  • Arquitetos

  • Área

    4000.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Naiji Jiao & Seven Xiru Chen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Arcilla, Patricia. "Equipe canadense vence concurso "Lost Architecture" na Semana de Arquitetura de Tirana" [Canadian Team Takes First in Tirana Architecture Week's "Lost Architecture" Competition] 21 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760692/equipe-canadense-vence-concurso-lost-architecture-na-semana-de-arquitetura-de-tirana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.