Casa RM / Fernando Coelho

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 2 de 50Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 6 de 50Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 3 de 50Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 7 de 50Casa RM / Fernando Coelho - Mais Imagens+ 45

Felgueiras, Portugal
  • Arquitetos: Fernando Coelho
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  540
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Engenharia: Paulo Oliveira
  • Construtor: Adalberto e Filhos
  • Cidade: Felgueiras
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 5 de 50
© José Campos

À área de implantação já existente (casa agrícola) acrescenta-se a implantação de 200,00 m2 para construção da moradia. O espigueiro (8,00 m2) existente será recuperado. 

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 41 de 50
Planta Baixa

As construções existentes encontram-se em avançado estado de degradação. Os interiores estão em ruínas. Optou-se por demolir completamente o “miolo” de ambas e os telhados, recuperando e consolidando parte das paredes exteriores, que ficarão como memória do que existiu. A nova moradia será implantada dentro destes limites, como uma caixa solta, os volumes novos desenvolvem-se e nascem a partir das ruínas moldando-se ao terreno acompanhando as cotas naturais do mesmo.

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 13 de 50
© José Campos

A edificação adequá-se à utilização pretendida. O projeto foi definido tendo em conta os desejos e modo de vida dos proprietários.

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 42 de 50
Planta Baixa

O projeto respeita o contexto envolvente.  

O terreno está atualmente em estado natural. Esta característica será mantida na quase totalidade do mesmo, impermeabilizando-se apenas a zona de implantação da moradia.

O projeto tenciona implicar o mínimo movimento de terras possível. 

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 24 de 50
© José Campos

Programa

A casa desenvolve-se em dois pisos. À cota da estrada e com entrada direta, localiza-se o piso 0, com garagem, lavandaria e compartimento de arrumos.

As escadas interiores fazem a ligação ao piso 1. De um lado, situam-se o escritório, a cozinha, despensa e sala de jantar.

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 6 de 50
© José Campos

No espaço “central” da casa, o vestíbulo, as escadas de ligação ao piso inferior e a sala de estar.  

Do outro lado situa-se o escritório e as zonas íntimas: dois quartos com casa de banho e a suite principal, com quarto de vestir.

Casa RM / Fernando Coelho - Imagem 39 de 50
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RM / Fernando Coelho" [RM House / Fernando Coelho] 20 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760586/casa-rm-fernando-coelho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.