Edifício UNASUR / Diego Guayasamin

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 2 de 23Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 3 de 23Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 4 de 23Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 5 de 23Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Diego Guayasamin
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sebastián Crespo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, ALPOLIC, ATU International, Arthur Holm, Franz Viegener, Holcim, Integral Iluminación, Lea Ceramiche, Otis, PPG IdeaScapes, Shaw
  • Construção: ETINAR S.A.
  • Projeto Estrutural: Vinicio Suárez
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 2 de 23
© Sebastián Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação da proposta foi concebida como um ambiente contínuo, sem barreiras e aberto para o espaço público, transmitindo dinamismo tridimensional (proposta) ao mencionado complexo. Da mesma forma, a proposta recua para formar uma grande praça de acesso no solo para o projeto, não somente, mas como um gesto de respeito e contribuindo para o entorno imediato.

O edifício UNASUR, possui uma tipologia horizontal que não supera a altura do monumento, implantada em um nível inferior e soluciona em 75% seu programa arquitetônico no subsolo; incluindo áreas importantes. Desta maneira minimiza-se o impacto do volume com um alto requisito por áreas.

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 12 de 23
Planta Baixa

O projeto do UNASUR não somente analisou a proposta dentro de seus limites; trata-se de uma proposta socialmente inclusiva que gera espaços abertos para a comunidade, biblioteca para consulta e espaços lúdicos.

Formalmente, o novo edifício se apresenta como um volume em forma de U crescente delimitado por três eixos virtuais: o eixo norte-sul, a projeção da proposta com a Cidade La Mitad del Mundo e a combinação destes eixos em 47 graus, resultou na somatória do deslocamento de declinação norte máxima (23,5 graus) e a declinação sul máxima (23,5 graus) do Sol em relação ao equador. O resto da abordagem arquitetônica se dá com o eixo leste-oeste.

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 9 de 23
© Sebastián Crespo

A volumetria é uma peça massiva que, por contraste, ergue-se e projeta-se como uma metáfora da liberdade. O edifício foi desenhado com uma conotação escultórica para surpreender e apresentar uma imagem distinta dependendo de onde se olha. A edificação é composta por uma pele dupla, a primeira sólida e cega em contraste com a segunda, leve e transparente. Os envoltórios cegos (ou enterrados) são os que, segundo o programa, correspondem aos espaços públicos e os envoltórios translúcidos (paradoxicalmente) são os espaços privados; sensações de transparência, peso e vertigem coexistem ao mesmo tempo.

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 10 de 23
Planta Baixa

Foram utilizados como elementos predominantes na estrutura o metal e o concreto armado. Foi proposto um núcleo sólido de concreto armado no qual foram ancoradas duas grandes de maneira como uma viga habitável. A estrutura resulta em um sistema positivo, propositivo e de forte imagem icônica. Este esquema é a estrutura de maior balanço na América do Sul, com 55 metros sem apoios, como modelo de tecnologia, impulso e criatividade.

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 3 de 23
© Sebastián Crespo

Foram incorporados no UNASUR mais de 73.000 m² de novas áreas verdes e foram replantadas mais de 160.000 árvores no entorno imediato.

O projeto de interiores propõe áreas fluidas, graças a sua configuração e uso de materiais. Utiliza-se uma paleta de cores neutras e protocolares. O uso de vidro adiciona à ideia de transmitir uma mensagem de transparência social e política; espaços tranquilos, abertos e produtivos sem grandes distrações.

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 4 de 23
© Sebastián Crespo

O minimalismo de elementos na área exterior ressalta a edificação e a limpeza de sua arquitetura, facilitando a organização de atos públicos e protocolados. O grande espelho d'água acentua e dramatiza o efeito de reflexão de um corpo monolítico suspenso no ar.

Concluindo, poderíamos dizer que se trata de uma proposta digna, de combinação equilibrada entre funcionalidade, simbiose de aspectos conceituais e pragmáticos em um projeto icônico de estética sóbria.

Edifício UNASUR  / Diego Guayasamin - Imagem 11 de 23
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quito, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício UNASUR / Diego Guayasamin" [UNASUR Building / Diego Guayasamin] 15 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760175/edificio-unasur-diego-guayasamin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.