O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Eslovênia
  5. dekleva gregoric architects
  6. 2014
  7. Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti

Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti

Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti
Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti, © Janez Marolt
© Janez Marolt

© Janez Marolt © Janez Marolt © Janez Marolt © Janez Marolt + 36

  • Arquitetos

  • Localização

    Vrhovlje, Eslovênia
  • Equipe de Projeto

    Aljoša Dekleva u.d.i.a., M.Arch. (AA Dist),Tina Gregorič u.d.i.a., M.Arch. (AA Dist), Lea Kovič, u.d.i.a., Vid Zabel štud. arh.
  • Área

    83.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A região de Karst foi coberta por uma floresta de carvalhos que os venezianos usaram extensivamente para a edificação de sua cidade sobre a água. Eles deixaram o vento descascar a terra revelando o solo de calcário. Nessa paisagem, a tradição desenvolvida das casas pequenas, compactas, de pedra e quase sem janelas permanece até hoje.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Seguir essa tradição determinou o projeto de uma casa compacta de pedra, correspondendo às necessidades de uma jovem família e os princípios tecnológicos atuais. A redefinição das tradicionais casas de Karst levou ao conceito de uma pequena casa-protótipo de pedra, com telhado inclinado, para uma vida contemporânea no campo. A casa foi concebida como um bloco monolítico com dois volumes de madeira introduzidos em seu interior.

Planta Baixa
Planta Baixa

O térreo funciona principalmente como espaço público ou semi-público com múltiplas amplas vistas da paisagem. Por outro lado, o piso superior permanece como privativo, com vistas apenas para o céu. O espaço é dividido com dois volumes de madeira introduzidos no piso térreo que contêm cozinha com sala de jantar e banheiro e, no pavimento superior, o dormitório principal e quarto das crianças. Tal conceito permite que cada dormitório torne-se algo como uma pequena casa de madeira, com um telhado inclinado, onde sente-se, simbolicamente, como que dormir em sua própria casa e não num dormitório tradicional. A passarela que liga as duas "casas" funciona como uma sala de jogos.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

A casa tem três grandes janelas quadradas que abrem vistas para a Igreja na colina a oeste, a floresta ao sul e a plataforma de entrada para o leste. A redefinição do telhado de pedra tradicional da região de Karst, com sua textura, cor, material e sua inclinação íngreme é executado como uma interpretação concreta contemporânea com intensa engenhosidade tecnológica. A conexão materialmente indivisível entre a fachada e o telhado é uma alusão chave para a imagem da tradicional vila Karst.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

O projeto da casa aborda a relação entre o contemporâneo e o tradicional, abre a questão sobre as características da arquitetura vernacular anônima construída a partir da qual se origina e, simultaneamente, estabelece-se a relação entre a interpretação contemporânea e o tradicional domínio condicional da síntese.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti" [Compact Karst House / dekleva gregoric architects] 10 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760049/compact-karst-house-dekleva-gregoric-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.