Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti

Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti

© Janez Marolt © Janez Marolt © Janez Marolt © Janez Marolt + 36

Casas  · 
Vrhovlje, Eslovênia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 83.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2014
  • Fotógrafo Fotografias: Janez Marolt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: LUMİNA, VELUX Commercial
  • Cliente

    Borut Pertot
  • Área do Terreno

    336 m²
Mais informações Menos informações
© Janez Marolt
© Janez Marolt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A região de Karst foi coberta por uma floresta de carvalhos que os venezianos usaram extensivamente para a edificação de sua cidade sobre a água. Eles deixaram o vento descascar a terra revelando o solo de calcário. Nessa paisagem, a tradição desenvolvida das casas pequenas, compactas, de pedra e quase sem janelas permanece até hoje.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Seguir essa tradição determinou o projeto de uma casa compacta de pedra, correspondendo às necessidades de uma jovem família e os princípios tecnológicos atuais. A redefinição das tradicionais casas de Karst levou ao conceito de uma pequena casa-protótipo de pedra, com telhado inclinado, para uma vida contemporânea no campo. A casa foi concebida como um bloco monolítico com dois volumes de madeira introduzidos em seu interior.

Planta Baixa
Planta Baixa

O térreo funciona principalmente como espaço público ou semi-público com múltiplas amplas vistas da paisagem. Por outro lado, o piso superior permanece como privativo, com vistas apenas para o céu. O espaço é dividido com dois volumes de madeira introduzidos no piso térreo que contêm cozinha com sala de jantar e banheiro e, no pavimento superior, o dormitório principal e quarto das crianças. Tal conceito permite que cada dormitório torne-se algo como uma pequena casa de madeira, com um telhado inclinado, onde sente-se, simbolicamente, como que dormir em sua própria casa e não num dormitório tradicional. A passarela que liga as duas "casas" funciona como uma sala de jogos.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

A casa tem três grandes janelas quadradas que abrem vistas para a Igreja na colina a oeste, a floresta ao sul e a plataforma de entrada para o leste. A redefinição do telhado de pedra tradicional da região de Karst, com sua textura, cor, material e sua inclinação íngreme é executado como uma interpretação concreta contemporânea com intensa engenhosidade tecnológica. A conexão materialmente indivisível entre a fachada e o telhado é uma alusão chave para a imagem da tradicional vila Karst.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

O projeto da casa aborda a relação entre o contemporâneo e o tradicional, abre a questão sobre as características da arquitetura vernacular anônima construída a partir da qual se origina e, simultaneamente, estabelece-se a relação entre a interpretação contemporânea e o tradicional domínio condicional da síntese.

© Janez Marolt
© Janez Marolt

Originalmente publicado em 10 Janeiro, 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Compacta de Karst / dekleva gregorič arhitekti" [Compact Karst House / dekleva gregoric architects] 27 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760049/compact-karst-house-dekleva-gregoric-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.