Em construção: Museu de Belas Artes de Quebec, do OMA

Em construção: Museu de Belas Artes de Quebec, do OMA - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos

  • Localização

    Discovery Pavilion of the Plains of Abraham, 835 Avenue Wilfrid-Laurier, Québec, QC G1R 5H8, Canada
  • Arquiteto responsável

    Shohei Shigematsu
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    MNBAQ, Idra Labrie, OMA / Luxigon, Provencher-Roy, OMA
Galeria e balanço sobre o Grand Hall. Imagem © MNBAQ, Idra Labrie

O primeiro projeto do OMA no Canadá - a expansão do Musée National des Beaux-Arts du Québec (MNBAQ) - atingiu seu ponto mais alto. Estendendo-se do Parc des Champs-de-Bataille à Grande-Allée, os três volumes empilhados da galeria assumiram sua silhueta definitiva na construção do museu, que tem conclusão prevista para 2016.

© OMA / Luxigon

Galerias permanentes e temporárias ocupam a metade inferior do museu, ao passo que o Pavilhão Charles-Baillairge assume a porção superior da estrutura, projetando-se em balanço sobre um grande hall externo de 14 metros de altura. Internamente, um grande elevador e uma escada em espiral, complementados pela escada externa em balanço, oferecem diversas alternativas de percurso que criam uma montagem sequencial de perspectivas para a cidade e o parque. 

Vista do Parque. Imagem © MNBAQ, Idra Labrie
Escada do Átrio: View from B1. Imagem © MNBAQ, Idra Labrie

"Além da extensão do museu, nossa ambição era proporcionar uma extensão para a cidade e o parque", disse o sócio responsável pelo projeto, Shohei Shigematsu. "Como a topografia das colinas do entorno, as caixas das galerias e a cobertura acessível formam um 'deslizamento' que estende o museu em direção ao parque. As galerias pairam sobre o Grand Hall, que servirá como uma praça urbana para as funções públicas do museu."

Vista da Grand-Allée. Imagem © MNBAQ, Idra Labrie

"Buscando revelar em vez de oprimir", segundo descreve o OMA, o MNBAQ recua em relação à Igreja St. Dominique, permitindo que esta continue a ser o ícone da região.

"Nossa ambição é criar uma nova presença dramática para a cidade, mantendo, ao mesmo tempo, uma abordagem respeitosa, mesmo furtiva, em relação ao entorno do museu existente", acrescentou Shigematsu.

© OMA / Luxigon

O OMA New York venceu o concurso para o Musée National des Beaux-Arts du Québec em 2010. O projeto começou a ser construído em 2013 e deve ser aberto ao público no início de 2016. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Discovery Pavilion of the Plains of Abraham, 835 Avenue Wilfrid-Laurier, Québec, QC G1R 5H8, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Em construção: Museu de Belas Artes de Quebec, do OMA" [OMA Tops Out on Beaux Arts Museum in Quebec] 07 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759878/em-construcao-museu-de-belas-artes-de-quebec-do-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.