”Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição sobre vivências: Carandiru”, no MCB

Na sexta edição de Casas do Brasil, projeto que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a exposição Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição Sobre Vivências: Carandiru, aberta à visitação até dia 15 de março.

A mostra, que tem curadoria de Maureen Bisilliat, revela soluções encontradas pelos detentos para os obstáculos e para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio. A iconografia utilizada foi produzida pela equipe coordenada por Sophia Bisilliat e André Caramante entre 2001 e 2002, últimos anos de funcionamento da Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero (Carandiru), antes de sua demolição.

Cortesia de MCB

Para que este registro fosse feito, antes de dar início a qualquer documentação efetiva, foi necessária a presença passiva dos entrevistadores, entre abril e outubro de 2001, nos espaços internos da detenção. Em outubro de 2001 – dada a permissão de circular livremente nos pátios, celas e corredores –, Sophia e André iniciaram o trabalho de documentação. Juntaram-se a eles João Wainer para fotografar e Maureen Bisilliat para gravar em vídeo os detalhes: cada coisa e cada lugar destacados, magnificados e dignos de observação.

Cela no Carandiru. © Sophia Bisilliat

A equipe coletou peças do dia a dia, que formam um recorte das ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, ferros, filtros, facas, que, na mostra do MCB, podem ser vistos fisicamente e em imagens de Renato Soares. São apresentados objetos e arranjos interiores produzidos como “resistência cultural”, feitos criativamente em condição de extrema limitação. Complementam o conteúdo expositivo fotografias de Andreas Heiniger de portas e celas, identificando soluções de um cotidiano: a arquitetura da sobrevivência dos internos residentes da detenção.

© João Wainer

Montada cenicamente por Marcos Albertin, a exposição é dividida em módulos temáticos: limpeza, comida, esporte, religião, celas, saúde, silêncio, solidão – capítulos que ganham vida por meio das palavras de Drauzio Varella. Médico oncologista, voluntário na Casa de Detenção por 13 anos, hoje atendendo na Penitenciária Feminina da Capital, o autor dá voz aos presidiários e carcereiros do Carandiru.

Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição Sobre Vivências: Carandiru

  • Data: até 15 de março
  • Local: Museu da Casa Brasileira – MCB
  • Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo – SP
  • Mais informações: 11 3032 3727

  • Título

    Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição sobre vivências: Carandiru
  • Website

  • Organizadores

  • De

    09 de Dezembro de 2014 12:00 AM
  • Até

    15 de Março de 2015 12:00 AM
  • Onde

    Museu da Casa Brasileira
  • Endereço

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brazil

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "”Casas do Brasil 2014 – SOBREVIVÊNCIAS/ uma exposição sobre vivências: Carandiru”, no MCB" 05 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759831/casas-do-brasil-2014-nil-sobrevivencias-uma-exposicao-sobre-vivencias-carandiru> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.