Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 2 de 74Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 3 de 74Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 4 de 74Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 5 de 74Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Mais Imagens+ 69

  • Preparação De Obra: Elisabete Saldanha, Filipe Santos, Paulo Castro
  • Design Mobiliário: Elisabete Saldanha
  • Empresa De Construção: Mota-Engil
  • Carpintaria: MachadosL.da
  • Serralheiro: IRF Inacio Rosas e Filhos L.da
  • Pedra: Peixoto e Antunes
  • Área Construída: 1500,00m2 + 510,00m2
  • Área Do Lote: 28 695.00 m2
  • Área De Implantação: 434.00 m2
  • Área De Implantação Anexo: 118.50 m2
  • Cidade: Guimarães
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 21 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

Memorando de Tagilde

Procurando  criar um sítio próprio para habitar, propôs-se a recuperação de uma  Moradia , ruínas  de um anexo , e um pequeno bosque de carvalhos, castanheiros  e sobreiros, situados numa Quinta, numa  das encostas  da Cidade de Guimarães. 

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 34 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

O programa foi criado  para dar resposta às necessidades actuais, porém, manteve-se a  volumetria e o aspecto  originais.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 39 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

Os  ajustes foram ao  encontro da  morfologia existente de  pendente  acentuada,  constituída   por socalcos que caracterizam a paisagem e actuam  de forma relevante na  disposição da Moradia, facultando-lhe uma relação directa com o exterior em todos os Pisos, com excepção da Torre.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 22 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

O  edifício encontra-se  orientado  a Sul, disposto em forma de L, constituído  por R/c mais 3 Pisos.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 50 de 74
Planta Baixa

O  R/C funciona como um prolongamento  interior  das  zonas  de estar  principais do 1º Piso, relaciona-se com  a praça de  recepção que acolhe a zona de  entrada  principal  da  Casa,  feita pela escadaria  e  alpendre que  se destacam  da  fachada  pela  sua  imponência e  elaborada cantaria.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 4 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

O 1º Piso liga-se  ao r/c através de uma escada  helicoidal com forte carácter  decorativo,  que  induz  a  uma utilização social.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 28 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

As Salas  estendem-se ao  exterior a Sul,  onde a  piscina  assume  lugar  de  destaque, precedida  por  terraços,  zona  de convívio que  complementa as zonas  sociais interiores.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 69 de 74
Corte

O 2ºPiso corresponde às zonas privadas,  e a Torre  acolhe  um  escritório/biblioteca , acedendo-se   a partir  da sala de estar  do 2º andar, onde existe uma  forte convivência entre o  restauro e a  intervenção  contemporânea,   o restauro dos tectos em masseira e lambris  convivem com novas  soluções que  privilegia e promove  a reabilitação   e  a forma  como esta foi conduzida.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 13 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

A  torre possui  uma vista privilegiada sob a paisagem, opera como um miradouro que  proporciona uma  visão aérea sobre  os  jardins  que  se  desenvolvem  a uma  cota  inferior , baseado num conceito de  “land art”.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 70 de 74
Corte

O interior caracteriza-se pela dissociação do exterior. Todos  os elementos históricos do edifício, foram preservados e restaurados e  até replicados, com intuito de criar uma identidade  onde  a dualidade entre o passado e o presente convivem no mesmo espaço. Se por  um lado existem elementos que preservam e recriam a   memoria  histórica do edifício, por outro  foram assumidos traços minimalistas que se  identificam com os novos utilizadores daquele  espaço. Resultando um interior rico em pormenores e soluções, que permitem o convívio entre as duas linguagens, sem  abdicar do conforto imprescindível do utilizador. 

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 47 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

O Anexo mantém no essencial as características da construção primitiva onde existiam cavalariças. Actualmente acolhe um atelier com a particularidade de valorizar o  contacto visual com as viaturas  que  se encontram na  garagem, como que uma fonte de inspiração ao design desenvolvido naquele espaço. Além  de manter, sempre que lhe é permitido, uma relação com a paisagem envolvente.

Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha - Imagem 46 de 74
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha" [House in Guimarães / Elisabete de Oliveira Saldanha] 31 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759760/casa-em-guimaraes-elisabete-de-oliveira-saldanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.