O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Menção Honrosa no Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos

Menção Honrosa no Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos

Menção Honrosa no Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos
Menção Honrosa no Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos, Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

menção honrosa

Competição : Concurso Nacional de Arquitetura para Edifício Anexo à Câmara Municipal de Porto Alegre.
Premio : Menção Honrosa
Projeto :
Autores : André di Gregório, Rodrigo Maçonilio, Sérgio Vieira, Henrique Menezes e Anariá Ladeira, Inah Nassu, Beatriz Rocha, Porto Alegre - RS, 2014

Apresentamos a seguir o projeto de Estudio BRA Arquitetura e Mono Arquitetos premiado com uma Menção Honrosa no concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre, promovido pelo Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS)

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura Cortesia de Estudio BRA Arquitetura Cortesia de Estudio BRA Arquitetura Cortesia de Estudio BRA Arquitetura + 13

Dos arquitetos: O projeto de um plano de ocupação e ampliação espacial do complexo da Câmara Municipal de Porto Alegre, colocado publicamente, suscitou a ideia da construção do lugar: pelo sítio de características simples, pelo programa ligado ao tema da cidadania e pela paisagem, natural e construída, do Parque da Harmonia do lago Guaíba e da área central.

O terreno, próximo ao centro velho de Porto Alegre e contíguo à sede da Câmara Municipal – CMPA estrutura física do lugar, estimulou as possibilidades de percurso e as articulações propostas – na escala urbana, das margens do Guaíba ao bairro administrativo, passando pelo complexo da Câmara e demais edifícios da administração pública – e do parque Maurício Sirotsky, conectando-se ao espaço aberto, redefinido, e à nova edificação.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

A paisagem física e social - dada pelo ponto e seu entorno urbano, dirigiu a decisão por uma arquitetura que se caracterizasse menos pelo destaque do objeto e mais pela possibilidade de referendar situações, dar suporte a novos programas e gerar dinâmicas de uso complementares e articuladas, valorizando a dimensão pública e a construção coletiva do artefato urbano.

Como resultado desse raciocínio, propomos que o projeto para o Edifício Anexo da CMPA deva qualificar o tecido urbano com uma arquitetura que respeite o gabarito e o compasso do bairro, estabelecendo com o atual edifício sede, com a sua envoltória e com a paisagem urbana e natural que se converte em uma relação volumétrica equilibrada, harmônica e espacialmente contínua e consequente.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Por se tratar de conjunto de uso público e representativo, pensamos que seu projeto deva constituir-se de uma arquitetura que o referencie como signo urbano presente, nítido e com identidade suficiente para ser reconhecido e assimilado na cidade.

 PROPORÇÃO E CONCORDÂNCIA ARQUITETÔNICA

Tivemos como princípio básico unificar e consolidar volumes distintos em um território urbano e paisagístico, buscando esta harmonia com a paisagem e com o bairro administrativo através do gabarito e de suas volumetrias.

Convencionalmente, o Edifício Anexo expressa uma arquitetura independente daquelas dos edifícios existentes. Sua concepção busca criar uma unidade volumétrica entre os edifícios, de modo a dotar de coerência física e funcional todo o conjunto edificado.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Implantado ao Sul da atual sede do Câmara Municipal, se desdobra de maneira que todas as suas fachadas tenham contato com o entorno, não resultando em empenas cegas ou fachadas subutilizadas.

Levamos em conta a densidade e a extensão do programa requerido, disposto em um terreno plano, de dimensões limitadas, e conformado entre uma edificação de implantação quadrangular, nos conduziram ao projeto de um edifício horizontal, dotado de um embasamento maior no térreo, que ocupa quase toda a área legalmente permitida para o lote.

Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Mantemos o edifício existente e sua arquitetura praticamente inalterado, fazendo a comunicação com o novo através de uma passarela através do 1º pavimento do conjunto, e pelo pavimento térreo através de uma adequação externa, de modo a facilitar e integrar os fluxos e usos do complexo.

Diagrama explodido. Image Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Diagrama explodido. Image Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Sugerimos um edifício translúcido, permeado por jardins e áreas verdes, e bem iluminado que se distribui ao entorno de um pátio interno cujo vazio percorre todos os seus pavimentos. Como elemento que associa as atividades do conjunto, para este vazio integrador evidencia-se o fluxo e o movimento dos usuários e abrem jardins internos e espelhos d’água.

Corte AA. Image Cortesia de Estudio BRA Arquitetura
Corte AA. Image Cortesia de Estudio BRA Arquitetura

Seus espaços internos se concebem dentro de critérios baseados na flexibilidade de layout, otimização de percursos e concentração de alguns ambientes fechados, contrapostos a outros abertos de grande visibilidade e abundante luz natural. Essa condição proporciona espaços de trabalho e convivência pouco convencionais, porém dinâmicos, fluídos e extrovertidos, que acreditamos serem capazes de estimular novas relações entre pessoas e suas atividades.

Uma Cobertura Unificadora, composta por grelha metálica, vidro e um sistema eficiente de extração de ar e de proteção solar, filtra a luz natural e serve de coroamento a esse espaço diáfano de mediação entre os ambientes natural e construído.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Menção Honrosa no Concurso Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre / Estudio BRA Arquitetura + Mono Arquitetos" 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759671/mencao-honrosa-no-concurso-anexo-da-camara-municipal-de-porto-alegre-estudio-bra-arquitetura-plus-mono-arquitetos> ISSN 0719-8906