
Quatro anos após vencer o concurso para reconstruir a 71 Via Boncompagni no coração de Roma, o primeiro projeto do escritório MAD Architects na Europa foi finalmente aprovado pela comissão municipal e entrará em fase de implementação. Essa aprovação permitirá que o escritório chinês transforme um edifício comercial da década de 1970 em um complexo residencial de 145 unidades que reutiliza a estrutura em "prateleiras" do edifício ao recuar sua fachada e inserir novos aposentos, dando-lhe uma aparência e função completamente novas.

“Após realinhar o sistema estrutural existente, o edifício exibirá uma estrutura em 'prateleira'" disse o MAD. "145 unidades de diversos tamanhos e layouts, variando de estúdios a villas, com fachadas de metal e vidro, serão inseridas no sistema estrutural de 8 pavimentos."


"Os moradores poderão ver o pátio interno através de uma fachada composta por cortinas metálicas translúcidas. O jardim existente, de linguagem moderna, será transformado em um jardim abstrato com uma grande lagoa em seu centro que refletirá as árvores do entorno e o céu."

O escritório ainda acrescentou: “A vida contemporânea em uma cidade-museu como Roma frequentemente se esconde por trás das fachadas históricas. Através desse projeto de reconstrução adaptativa, esse edifício "aberto" poderá trazer vitalidade e vida urbana a esse bairro tradicional."

-
Concurso
71 Via Boncompagni -
Prêmio
Primeiro Lugar -
Arquitetos
-
Localização
Via Boncompagni, 71, 00187 Roma, Itália -
Diretor de projeto
Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano -
Sócio responsável
Andrea D’Antrassi -
Equipe de projeto
Zhao Wei, Achille Tortini, Gustavo van Staveren, Giannantonio Bongiorno, Jei Kim, Elin Thorisdottir -
Planejamento urbano
Studio Busnengo -
Arquiteto local
I.SI. Engineer -
Engenharia estrutural
Tecnic Consulting Engineer S.P.A. -
Coordenador geral
Ing. Sergio Schisani -
Área Do Terreno
6.268 m² -
Altura do edifício
28,5 m -
Área
20.000 m² -
Ano do projeto
2017 -
Fotografias