Ar de Rio Bar Esplanade / Menos é Mais Arquitectos

Ar de Rio Bar Esplanade / Menos é Mais Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Arquitetos: Menos é Mais Arquitectos; Menos é Mais Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  108
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jofebar, panoramah!®

Descrição enviada pela equipe de projeto. A envoltória não é um tema novo no trabalho de nosso escritório, nem os conceitos de padronização ou mobilidade, mas o novo pavilhão do bar Ar de Rio propõe uma nova abordagem à esses temas. Embora possa parecer um passo adiante, na verdade é uma sequência lógica do conceito original do conjunto de Bares de Gaia, o qual o Ar de Rio está incluído. Localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal, nas margens do Rio Douro, este conjunto de bares são pavilhões metálicos projetados pelo escritório para estes bares.

O projeto foi guiado por alguns conceitos chave: grande simplicidade, e eficiência máxima através da economia de materiais, que levam à procedimentos padrões que podem acabar em soluções padronizadas. Esta é a razão porque se parecem com um kit de módulos que podem ser livremente adaptados e combinados. E devido ao uso efêmero e a mobilidade implícita, o projeto eficiente de seu transporte era levado em conta durante todo seu processo de concepção. Bares de Gaia também foi um teste da apropriação de um edifício por seus habitantes.

Quando os proprietários sentiram a necessidade de expandir sua área de cozinha, projetamos um novo módulo que poderia simplesmente ser adicionado ao conjunto original, conferindo flexibilidade à ambos os sistemas construtivo e conceitual. Finalmente uma nova extensão foi requisitada - um terraço, onde pudesse ser fechado de alguma maneira e ser utilizado durante todo o ano. A resposta veio como um pavilhão novo, construído em 2008, logo anexo aos pavilhões antigos.

O novo pavilhão trata bastante da questão da envoltória se tornar a estrutura. É essencialmente uma estrutura metálica definida por uma estrutura transparente hexagonal, como os favos de mel. Teria que ser uma intervenção com esta carga de sutileza, não só para manter uma grande coerência no conjunto, mas também para corresponder com a paisagem exuberante. Mas através daquele gesto extremamente simples, nos foi possível manter o vocabulário formal dos Bares de Gaia enquanto nós jogamos com a transparência e a versatilidade necessárias entre os espaços abertos e fechados, dependendo das condições climáticas. Deveria ser um espaço versátil, protegido das mudanças climáticas de cada estação, mas aberto à brisa de verão em dias quentes. A estrutura garante uma extensão de 27 m com uma lâmina de metal de 5 mm de espessura e 40 cm de altura, criando uma expressiva padronagem hexagonal, que traz ao espaço interno um constante jogo de luz e sombra, e um efeito ótico do jogo entre massa e leveza.

Se existe beleza nisto, ela vem com esta padronagem estrutural, o gesto bastante essencial. A precisão, rigor e repetição do módulo estrutural é complementado por sua expressividade. A estrutura flexível de vidro completa a proposta, garantindo o fechamento. Bares de Gaia pode ser interpretado como um protótipo, módulos que podem ser aplicados e combinados universalmente, e o novo pavilhão é a última peça deste conjunto, apesar de levar suas qualidades abstratas para um novo nível.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Nova de Gaia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ar de Rio Bar Esplanade / Menos é Mais Arquitectos" [Ar de Rio Bar Esplanade / Menos é Mais Arquitectos] 19 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759618/ar-de-rio-bar-esplanade-guedes-plus-decampos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.