Casa SIP m3 / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy

Casa SIP m3 / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy

© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld+ 38

Colina, Chile
  • Arquitetos: Gabriel Rudolphy, Ian Hsü + Gabriel Rudolphy
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Aryeh Kornfeld, Skyfilms Chile
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AB Kupfer, Acrizinc, Atika, Limatco, Tecnopanel, Urban Nero
  • Arquiteto Colaborador:Nicolás Ríos
  • Cálculo Estrutural:José Manuel Morales
  • Construção:Mario Bustos, Gabriel Rudolphy, Ian Hsü, Nicolás Ríos
  • Cliente:Cristián Cossio
  • área Do Terreno:1.300 m2
  • Orçamento:USD 140.000 (22 UF/m2)
  • Cidade:Colina
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Objetivo

O projeto consiste na construção de uma casa de 155 m² num tempo muito limitado e com um orçamento reduzido. Como resposta decidiu-se utilizar de um sistema construtivo eficiente e uma paleta simplificada de acabamentos.

PlantaElevacionesElevacionesPlanta+ 38

Foi desenhada uma estrutura completamente baseada em painéis SIP (structural insulated panels) ,apoiada sobre uma malha de fundação que intervem minimamente no terreno existente.

Modulação e sistema

Foram definidos módulos tridimensionais distintos, conformados por painéis de piso, paredes e cobertura. Os módulos foram desenhados em duas larguras e duas alturas; e em sua combinação e associação constituem os recintos da casa.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Otimização do material

As dimensões utilizadas para configurar os módulos correspondem às medidas de fábrica dos painéis, aproveitando ao máximo o material e diminuindo as perdas em obra.

Programa

A intenção foi a de minimizar as áreas de circulação, locando no centro do projeto o espaço comum com os demais recintos ao seu redor. Isto permitiu concentrar as paredes estruturais nas laterais da casa, deixando a nave central correspondente ao espaço comum livre de estrutura.

©  Skyfilms Chile
© Skyfilms Chile

© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld© Aryeh Kornfeld+ 38

O programa é desenvolvido em quatro naves paralelas conformadas por uma somatória de módulos. Duas naves estão compostas por módulos de 244 cm de largura, correspondentes ao programa de serviço, e duas naves estão conformadas por módulos de 488 cm de largura, correspondente aos espaços comuns e dormitórios. Os módulos altos e baixos foram combinados ou intercalados em todas as naves, concebendo maiores alturas e, portanto, volumes maiores de ar em todos os ambientes sem necessariamente aumentar a área. A cobertura resultante, com alturas intercaladas, gera entradas de luz orientadas ao norte na maioria dos recintos. Este princípio básico é o motivo pleo qual denominamos a casa como "SIP m3". SIP sua estrutura  de painéis e m3 pelo volume cúbico.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SIP m3 / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy" [Casa SIP m3 / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy] 31 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759559/casa-sip-m3-ian-hsu-plus-gabriel-rudolphy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.