O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. FATO Arquitetura
  6. 2014
  7. Casa Colinas / FATO Arquitetura

Casa Colinas / FATO Arquitetura

  • 05:00 - 27 Dezembro, 2014
Casa Colinas / FATO Arquitetura
Casa Colinas / FATO Arquitetura, © Paulo Heise
© Paulo Heise

© Paulo Heise © Paulo Heise © Paulo Heise © Paulo Heise + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Piracicaba, Brasil
  • Autor

    Marcio V Hoffmann (FATO arquitetura)
  • Colaborador

    Leandro Bocchio (COBOGÓ arquitetura)
  • Área

    399.9 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Paulo Heise
© Paulo Heise

Terra, concreto e vidro. 

O programa da residência é constituído por um abrigo, um depósito e um escritório ligados diretos a via pública, um salão com planta livre para jantar e estar, cozinha, lavabo, área de serviço e área íntima com sala de TV e três suítes. Os espaços amplos dos ambientes permitem uma gama diversificada de usos e layouts. 

© Paulo Heise
© Paulo Heise

O desenho da edificação é composto por três blocos assentados sobre a declividade natural do terreno. O acesso principal é feito a partir do abrigo por uma rampa de concreto, que vence o desnível entre o piso do abrigo e o piso da piscina. Depois da piscina, grandes vãos desenhados por portas de vidro levam ao salão social. 

© Paulo Heise
© Paulo Heise

Os blocos são abertos para a paisagem, com integração e transparência máximas entre os ambientes internos e externos. Para maior comodidade os espaços sociais de maior permanência - onde estão as salas e a cozinha foram orientados para o nascente. Com isso, as portas balcão das suítes, que dão para a área externa, ficaram voltadas para o poente. Amplos beirais e as paredes de taipa garantem conforto térmico a todos os ambientes. O projeto permite o contato visual entre todos que estão na área social. 

© Paulo Heise
© Paulo Heise

Internamente a Casa Colinas é dotada de todas as facilidades inerentes ao atual “modus vivendi” com toda sorte de coisas para a comodidade e praticidade de tarefas cotidianas. A textura bruta e a coloração natural das estruturas em taipa mantêm o vínculo simbólico com a paisagem natural e dão a sensação de proteção – pela espessura das paredes - e aconchego aos moradores. 

© Paulo Heise
© Paulo Heise

Foram definidores dos sistemas construtivos e, consequentemente, do desenho adotado, o uso da terra como matéria-prima e a praticidade da construção. Toda a residência foi feita com materiais aparentes, que exigem pouco, ou nenhum retrabalho para o acabamento e têm, portanto, menor impacto sobre o ambiente natural. As estruturas de taipa são amarradas por uma cinta de concreto que serve como apoio para a estrutura metálica da cobertura. Os painéis justapostos são suficientes para sustentar toda a carga da viga e da cobertura. 

© Paulo Heise
© Paulo Heise

A taipa, no Brasil também chamada de taipa de pilão, é uma tecnologia ancestral, largamente utilizada em tempos passados no Estado de São Paulo. Esta foi aos poucos sendo substituída pelas alvenarias de tijolos no século XIX. Culturalmente, a arquitetura construída com terra crua foi cedendo espaço no imaginário da população e, por razões simbólicas e econômicas, hoje as estruturas de concreto armado e de blocos de concreto representam a grande maioria de ocorrências em obras por todo o Brasil. Com o advento e confirmação da busca pela sustentabilidade na indústria da construção, a taipa – pensada e construída de maneira contemporânea - volta a ser uma excelente alternativa para paredes estruturais. 

© Paulo Heise
© Paulo Heise

As estruturas em taipa, desde a fase de anteprojeto, foram assessoradas pela TAIPAL – construções em terra, empresa brasileira especializada em projetos e obras em taipa. Ao longo dos anos de trabalho a TAIPAL desenvolveu um sistema próprio na produção de estruturas em taipa com o uso de formas metálicas e a mecanização de todo o processo de produção. Os solos usados na construção dos painéis foram retirados de uma jazida próxima à obra e o preparo e o controle de qualidade foram feitos pela mesma empresa.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
FATO Arquitetura
Escritório
Cita: "Casa Colinas / FATO Arquitetura" 27 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759523/casa-colinas-fato-arquitetura> ISSN 0719-8906