Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - VigaCasa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mesa, VigaCasa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 4 de 25Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Janela, CorrimãoCasa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Construção: Construtora Pires de Andrade
  • Esquadrias De Alumínio: Metaltec Esquadrias
  • Blocos De Concreto: Glasser
  • Autores: Danilo Terra, Pedro Tuma, Fernanda Sakano
  • Colaboradores: Benoit Lanon, Bruna Hashimoto, Denis Ferri, Giulia Sofia Galante, Jéssica Zanini, Jhonny Rezende
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fachada
© Pedro Kok

morar | trabalhar | morar

O programa é cada vez mais comum, principalmente nas grandes cidades onde o valor da terra e do tempo são decisivos.

A área tornou-se uma unidade tão preciosa que exige ao projeto alçar novas relações e ressignificar a produção do espaço.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 4 de 25
© Pedro Kok

O tempo é chave para busca de novas soluções em nossas vidas. Estabelece novas sistemáticas para um cotidiano que tende a ser cada vez mais cheio de trânsito/deslocamentos e vazio de permanência/desfrute.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fachada, Pátio, Aido
© Pedro Kok

O programa estabelece um edifício para o qual não há denominação, é casa e estúdio também. Duas funções distintas que o projeto buscou mediar e criar uma relação harmoniosa e funcional.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mesa, Viga
© Pedro Kok

O morar e trabalhar se unem neste espaço criado para suprir as necessidades de um cliente que buscava a praticidade nesta aproximação sem deixar de lado a interdependência das funções.

A fim de resguardar a autonomia dos setores os acessos são separados. A casa foi implantada na parte mais alta e frontal do lote, já o estúdio na porção posterior, aproveitando-se do declive natural do terreno, o que propiciou o pé-direito necessário à atividade.

Corte - B

Os dois programas se encontram numa área de privilegiada vista, no mesmo nível da casa.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Viga, Pilar
© Pedro Kok

Copa, vestiários, pátio e escritório do estúdio avistam a área de fotografar por cima e participam do estúdio sem interferir em sua circulação própria e intensa.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mesa, Tijolo, Cadeira
© Pedro Kok

Memorial descritivo

O edifício se resume estruturalmente em alvenarias autoportantes e vigas metálicas. Este sistema procura a simplicidade e a agilidade depois de um trabalho de modulação e articulação dos espaços a fim de racionalizar a obra.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Janela, Corrimão
© Pedro Kok

Os pisos das áreas internas são em laje zero. As áreas externas são em piso intertravado, onde existe um maior fluxo, e em pedrisco nos pátios de descanso.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Cerca, Fachada, Corrimão
© Pedro Kok

A cobertura em telha sanduíche isola termicamente todas as áreas e dispensa forros. As águas pluviais são direcionadas para a área atrás do estúdio em dois reservatórios enterrados capazes de reservar 15.000 litros que podem ser reutilizados.

Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Viga
© Pedro Kok

As passagens de elétrica e hidráulica são aparentes, fazem parte da mesma lógica de montagem de uma obra limpa com atividades que não competem entre si no fazer e desfazer dos serviços.

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados" 26 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759503/casa-plus-estudio-terra-e-tuma-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.